A CRISE MUNDIAL E OS IMPACTOS NA ECONOMIA FLORESTAL DO ESTADO DO PARÁ-AMAZONIA-BRASIL.

Regio Pantoja Da Silva
Heriberto Wagner Amanjás Pena

2.2. - Modelo Sociotécnico de Tavistock

O modelo sociotécnico de Tavistock, muito conhecido no campo da Administração, é um sistema sócio-técnico estruturado num subsistema técnico e num subsistema social, onde ambos apresentam um íntimo relacionamento, são interdependentes e influenciam-se mutuamente. Esta abordagem diz que a natureza da tarefa influencia a natureza da organização das pessoas dentro da empresa, bem como as características psicossociais influenciam como as tarefas serão executadas (Tavistock, 1963, apud CHIAVENATO, 2000, p.562).
O modelo básico adotado por esta abordagem é o modelo de importação-conversão-exportação derivado da teoria do sistema aberto, esta abordagem fundamenta-se no fato de que qualquer sistema de produção requer tanto uma organização tecnológica, quanto uma organização de trabalho. As demandas tecnológicas condicionam e limitam a espécie de organização de trabalho possível; porém a organização de trabalho apresenta propriedades sociais e psicológicas que são independentes de tecnologia, assim as organizações têm duas funções: a técnica e a social.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga