A CRISE MUNDIAL E OS IMPACTOS NA ECONOMIA FLORESTAL DO ESTADO DO PARÁ-AMAZONIA-BRASIL.

Regio Pantoja Da Silva
Heriberto Wagner Amanjás Pena

2.2. - Modelo Sociotécnico de Tavistock

O modelo sociotécnico de Tavistock, muito conhecido no campo da Administração, é um sistema sócio-técnico estruturado num subsistema técnico e num subsistema social, onde ambos apresentam um íntimo relacionamento, são interdependentes e influenciam-se mutuamente. Esta abordagem diz que a natureza da tarefa influencia a natureza da organização das pessoas dentro da empresa, bem como as características psicossociais influenciam como as tarefas serão executadas (Tavistock, 1963, apud CHIAVENATO, 2000, p.562).
O modelo básico adotado por esta abordagem é o modelo de importação-conversão-exportação derivado da teoria do sistema aberto, esta abordagem fundamenta-se no fato de que qualquer sistema de produção requer tanto uma organização tecnológica, quanto uma organização de trabalho. As demandas tecnológicas condicionam e limitam a espécie de organização de trabalho possível; porém a organização de trabalho apresenta propriedades sociais e psicológicas que são independentes de tecnologia, assim as organizações têm duas funções: a técnica e a social.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

17 al 31 de enero
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga