A CRISE MUNDIAL E OS IMPACTOS NA ECONOMIA FLORESTAL DO ESTADO DO PARÁ-AMAZONIA-BRASIL.

Regio Pantoja Da Silva
Heriberto Wagner Amanjás Pena

INTRODUÇÃO

Diante da crise no setor financeiro iniciada nos Estados Unidos e da crise da cadeia produtiva florestal local, este trabalho possui como o seguinte problema de pesquisa: Qual o impacto sobre o valor exportado em relação ao principal produto do setor florestal paraense?
Este trabalho está apoiado na importância da cadeia produtiva florestal na pauta de exportação da economia paraense. Além disto, no acompanhamento da evolução histórica dos indicadores: Faturamento do setor; nível de emprego na atividade; remuneração no Estado; e mecanismos de agregação de valor. E por fim este trabalho de pesquisa se faz importante devido a necessidade em verificar se houve impactos relevantes nas exportações do produto decking, flooring e outros que compõem a NCM 440929, devido a crise mundial.
O objetivo deste trabalho foi o de analisar o impacto da crise financeira dos Estados Unidos sobre o comércio exterior paraense, a partir das variações do principal produto exportado do setor madeireiro. Para tanto se identificou as principais mudanças no mercado importador do produto de pisos e deckings do setor madeireiro; analisou-se as tendências da demanda sobre os indicadores DEB e o PIE. E por fim, estimou-se um modelo de comércio exterior do produto para a economia do estado incluindo os efeitos da crise.
A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, em função de coleta, análise dos dados por meio de métodos estatísticos, para que fosse necessária a compreensão da complexidade da pesquisa.
Quanto ao nível de investigação, a pesquisa foi do tipo aplicada, pois os objetivos e as questões norteadoras propostas teve a necessidade de apresentar uma resposta aos problemas existentes à realidade do mercado referente ao setor da cadeia produtiva florestal pesquisada e seus impactos, no sentido de chegar a uma conclusão acerca das questões levantadas.
Quanto aos objetivos é do tipo descritiva, pois se pretendeu descrever as características antes e depois da chegada da crise econômica mundial, no setor florestal da região, tendo como o objetivo a compreensão do funcionamento deste modelo e de tais características, em relação à realidade local.
Em relação aos procedimentos de coleta de dados, dos três tipos possíveis, a pesquisa baseou-se na coleta de dados do tipo experimental por entender que a partir das variáveis selecionadas no estudo, estas possam ser observadas e analisadas. Pesquisa bibliográfica, pois a fonte dos dados que foram utilizados são de materiais já publicados em fontes oficiais, periódicos, artigos, livros e internet, além dos dados estatísticos do setor florestal, para a viabilização do estudo e compreensão da realidade e dos fenômenos.
As fontes de informações foram obtidas por intermédio de fontes oficiais do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, Sistema De Análise das Informações de Comércio Exterior Via Internet – ALICE-Web, Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, Departamento de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Comércio Exterior – DEPLA/SECEX, entre outros, com o objetivo de coletar dados acerca do setor em questão, para comprovar se houve mudanças significativas e avanços que vão de encontro com o objetivo geral e específicos. A pesquisa bibliográfica é outro tipo adotado quanto as fontes de informações, isto por entender que há a necessidade de analisar dos dados permanentemente com as teorias coletadas em dados e informações em livros editados por autores estudiosos das áreas de economia, economia internacional, da engenharia de produção, ambiental, e também da Administração, caracterizando desta forma fontes de caráter secundário, ajudando na análise e na investigação do proposto a ser pesquisado.
Para se chegar ao resultado esperado, procurando alcançar de uma forma eficaz, foi necessária a utilização de um método que ordenasse em sua análise a interpretação e a utilização dos dados, a eficiência em seu processo. Neste sentido, o método de procedimento é destacado aqui como o que mais de identifica com os objetivos propostos pela pesquisa e por apresentar o método mais concreto que o de abordagem, e também por fazer parte o método monográfico, no qual também fará parte de pesquisa pelo fato de se estabelecer generalizações acerca do problema pesquisa.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga