BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ESTUDO SOBRE DETERMINAÇÃO DE PONTOS OTIMOS PARA LOCALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE USINAS DE BIODIESEL NO ESTADO DO TOCANTINS

Karyn Siebert Pinedo



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (150 páginas, 3.31 Mb) pulsando aquí

 

 

CAPITULO III: Metodologia

Neste capítulo foi descrito o método e a metodologia utilizada para a realização deste trabalho. Construiu-se a função objetivo (PLIM) que mais se adequasse ao problema exposto neste trabalho e com isso demonstraram-se os resultados obtidos na sua aplicação.

3.1. Métodos

Neste item serão abordados os métodos utilizados para a realização desta pesquisa, os quais foram:

• Exploratório: Por ser necessário ter uma visão panorâmica ou mais abrangente do problema sobre o transporte de cargas no Estado do Tocantins, ao mesmo tempo, obter dados técnicos e especificidades sobre as regiões descritas.

• Descritivo: Por estabelecer relações entre as diversas variáveis técnicas, econômicas, sociais e ambientais. Este tipo de pesquisa visa identificar estruturas, formas, funções e contextos.

• Explicativo: Busca mostrar os fatos contributivos para se apontar o ponto ótimo de implantação de usina, tendo como principal meta minimizar custos de transporte em sua logística de compras de insumos e vendas de seus produtos.

• Matemáticos: Este estudo utilizou-se de um modelo matemático Programação Linear Inteira Mista (PLIM), operacionalizada no ExcelR, para determinar os pontos ótimos para implantação da usina de biodiesel. Para determinação dos dados para execução do modelo (PLIM) e realização dos cenários, utilizaram-se como premissas: 1) Municípios com mais de 10.000 mil habitantes ou que possuam classificação de atividade econômica como média ou alta renda, segundo o IBGE (2009); 2) Cada município comporta somente uma usina; 3) Municípios produtores de oleaginosas e sebo para matéria-prima; 4) Descentralização da produção; 5) Municípios próximos de modais de transporte; 6) Distância máxima de 500 km da usina até a cidade considerada como zona de consumo; 7) Capacidade de produção, da usina, máxima 10.000 mil litros por semana; 8) Todas as usinas com mesmo custo de instalação; 9) Mesma capacidade de produção e estoque para todas as usinas; 10) Quando o fornecedor de matéria prima, a zona de consumo e a usina coincidirem no mesmo ponto (município) considerou-se 1 km para o deslocamento entre elas.

• Cenários: Após a aplicação do modelo utilizou-se de técnicas de cenários para mostrar três opções de utilização e co-relação entre os resultados matemáticos e concluir quais seriam as melhores cidades para receber as instalações das novas usinas de biodiesel no Tocantins.

Para dar continuidades a este trabalho, utilizaram-se também os seguintes tipos de pesquisa a) Bibliográfica; b) Documental; c) Estudo de caso; d) Pesquisa de campo. Com base no relato acima, se observa que este trabalho segue uma natureza aplicada, pois propõe um estudo que pretende apontar os municípios tocantinenses que poderiam receber o investimento para implantação de usinas de biodiesel.

Os procedimentos de coleta de dados utilizados, tanto para dados qualitativos, quanto para os quantitativos foram do tipo secundário em sua maioria, mas não se isentando de ter usado alguns do tipo primário.

O estudo de caso é o Estado do Tocantins, e para a obtenção dos dados gerais e específicos de seus municípios foi pesquisado em sites do IBGE, SEPLAN, SEAGRO, IPEA e outros.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet