BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ESTUDO SOBRE DETERMINAÇÃO DE PONTOS OTIMOS PARA LOCALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE USINAS DE BIODIESEL NO ESTADO DO TOCANTINS

Karyn Siebert Pinedo



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (150 páginas, 3.31 Mb) pulsando aquí

 

 

CAPITULO I: Contextualização e Introdução

Estamos em uma nova era de mudança e inovações tecnológicas, empresariais e de paradigmas sociais e ambientais. As mudanças de gestão empresarial trazem idéias que são capazes de gerar grandes impactos tanto na área interna da empresa, quanto na externa (ambiente). Pode se observar uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e o bem-estar do trabalhador e sua adequação ao ambiente de trabalho. As novas tecnologias ligadas à informática contribuem para que o trabalhador possa desempenhar cada vez mais suas funções podendo escolher realizá-las dentro da empresa ou em sua casa. Os consumidores estão mais informados sobre a importância da preservação ambiental pelas diversas mídias existentes. Porém, este mesmo paradigma de inovação e ampla divulgação de informações sobre temas como meio ambiente, sustentabilidade e direitos do consumidor exigem das empresas maior eficiência na alocação de seus recursos, com responsabilidade social e ambiental. O consumidor está mais informado e consciente de seu papel na sociedade e se preocupa, cada vez mais, em observar se a empresa que produz o produto que está sendo adquirido por ele, insere-se nos novos conceitos de responsabilidade empresarial.

As empresas e indústrias de diversos setores de atividades utilizam-se da logística dentro do processo estratégico para manter a eficiência das operações de produção e distribuição. A logística empresarial integra de forma coordenada todos esses fatores, incluindo a instalação de fábricas, distribuidoras e estudo de viabilidade econômica (logística) de pontos ótimos de localização. O transporte de cargas é um serviço fundamental, na cadeia de produção e distribuição de bens industriais e agrícolas, e se destaca na economia brasileira porque o país tem dimensões continentais. A preocupação das empresas e indústrias em relação à localização está muito relacionada com a disponibilidade de matéria-prima, insumos e alcance da distribuição para os pontos de consumo de seu produto.

Para a realização do estudo sobre a localização ótima de usinas de biodiesel, escolheu-se como estudo de caso o Estado do Tocantins. Utilizaram-se dados primários e secundários dos municípios como, por exemplo: custo de transporte, demografia, produção de oleaginosas, dados estatísticos sobre a pecuária e dados dos modais de transporte. O resultado deste trabalho tem como objetivo apresentar os municípios que poderiam receber as novas usinas de biodiesel, com os menores custos de transporte da matéria-prima e maior proximidade de centros consumidores do produto final.

Para se alcançar o objetivo do trabalho foi necessário minimizar uma função objetivo dada pela Programação Linear Inteira Mista (PLIM). A função objetivo foi determinada pelas variáveis de produção, localização, comercialização, custos com transporte e coeficientes de ponderação dos dados. Inicialmente foram consideradas, de modo geral, três variáveis primárias: (i) Zonas de consumo; (ii) Municípios produtores de matéria-prima; e (iii) Localização de modais de transporte.

Foram escolhidos para aplicação do modelo matemático 25 municípios que de algum modo estavam dentro dos três princípios gerais para escolha dos pontos ótimos de localização. Dentre desses 25 municípios se obteve os custos de localização e implantação de usinas. Os municípios foram escolhidos de forma a descentralizar a produção. Alguns dos critérios utilizados foram os que possuíam uma localização estratégica, em relação ao escoamento de produtos pela rodovia federal BR 153, a Ferrovia Norte/Sul (Apêndice 1.1) e a Hidrovia composta pelos rios Araguaia e Tocantins. Outros foram considerados por terem matéria prima (grãos) disponível para o implantação da usina de biodiesel. Foi considerada como matéria-prima, além das oleaginosas, a opção de abastecer a usina com sebo bovino, caso a produção de grãos baixasse em determinadas épocas do ano.

Dentre um conjunto de decisões que envolvem a logística e a estratégia de localização, de qualquer tipo de instalação, este trabalho escolheu priorizar o que considera o mais importante: o ponto ótimo de localização do empreendimento levando em consideração a zona de consumo, de recebimento de insumos e de escoamento da produção. Dentro deste contexto, a seguinte pergunta foi elaborada com o objetivo de se buscar as respostas para esses problemas levantados: Quais os municípios tocantinenses que podem servir de ponto ótimo para localização e implantação de usinas de biodiesel?

1.1 Objetivos: gerais e específicos

Este estudo tem como foco apresentar os pontos ótimos de localização para a implantação de usinas de biodiesel no Estado do Tocantins. Levando em consideração a zona de consumo, recebimento de insumos e o escoamento da produção.

O objetivo geral deste estudo é apresentar os municípios tocantinenses com maior potencial (de consumo e de logística de transporte) para receber a construção e implantação das novas usinas de biodiesel.

Os objetivos específicos deste trabalho são:

1. Descrever a infra-estrutura de transporte existente no Estado do Tocantins.

2. Descrever o referencial teórico e determinar os parâmetros para inserir no modelo de localização escolhido e realizar e propor os cenários possíveis.

3. Escolher os municípios, dentro das microrregiões selecionadas do Estado do Tocantins, a ser estudado para aplicação do modelo de localização para a implantação de uma usina de Biodiesel.

4. Apresentar um modelo matemático de otimização e descrever os cenários encontrados para a localização da usina.

5. Conclusão.

1.2. Estrutura do trabalho

Este estudo está dividido em cinco capítulos sendo este o primeiro. Neste foi apresentado o contexto, o problema, justificativa, os objetivos gerais e específicos do trabalho. O segundo versou sobre a descrição sobre o Estado do Tocantins, no qual realizado o estudo de caso e a fundamentação teórica que permeia o tema discutido como: biodiesel, logística de transporte, teoria da localização e outros. No terceiro, descreveu-se a metodologia a ser utilizada, os modelos matemáticos e os cenários que foram utilizados em relação com a logística, às premissas e variáveis para determinação os pontos ótimos (municípios tocantinense) com possibilidade de receber as novas usinas de biodiesel. O quarto capítulo apresentou-se os cenários realizados. No quinto e último capítulo elaborou-se a conclusão do estudo.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet