BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ESTUDO SOBRE DETERMINAÇÃO DE PONTOS OTIMOS PARA LOCALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE USINAS DE BIODIESEL NO ESTADO DO TOCANTINS

Karyn Siebert Pinedo



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (150 páginas, 3.31 Mb) pulsando aquí

 

 

5. CONCLUSÃO

A infra-estrutura de transporte existente no Estado do Tocantins depende em quase sua totalidade o modal rodoviário utilizando, principalmente a BR153. Em um futuro muito próximo poderão se utilizar Ferrovia Norte Sul (FNS) e a Hidrovia Araguaia-Tocantins. Este trabalho já considerou os três modais prontos e funcionando para realizar a analise de possíveis logísticas disponíveis no Estado do Tocantins.

Este estudo utilizou-se do um modelo matemático Programação Linear Inteira Mista, operacionalizada no Excel para determinar os pontos ótimos para implantação da usina de biodiesel. Para determinação e execução do modelo utilizaram-se como premissas para implantação da usina de biodiesel: 1) os municípios (pontos ótimos) com acima de 10.000 mil habitantes; 2) foram eliminados os municipios que ficaram com demografia muito acima ou abaixo da media e também os que já possuíam usinas não poderiam ser considerados para implantação das novas usinas; 3) municípios produtoras de matéria-prima para produção de biodiesel; 4) descentralização da produção de biodiesel; 5) municípios pertos de modais de transporte; 6) foi considerada a entrega de 5 toneladas de matéria prima semanal pelo fornecedor de matéria prima; 7) até a distancia de 500 km da usina ate a cidade considerada como zona de consumo; 8) a usina implantada produz ate 10.000 mil litros por semana de biodiesel, 9) Um mesmo preço de custo de construção da usina em relação a prédios e outros itens para cada usina, 11) a mesma capacidade de produção e estoque para cada usina, 12) Quando o fornecedor da matéria prima, a zona de consumo e a usina no mesmo ponto foi considerada 1km para o deslocamento entre elas..

Este estudo baseou-se no referencial teórico sobre logística e teoria da localização para justificá-lo. Após a execução do modelo matemático desenvolveu-se três cenários para a apresentação dos municípios tocantinenses com maior potencial logístico para o recebimento das novas usinas.

Os municípios tocantinenses escolhidos para a execução do modelo matemático foram inicialmente 33, o modelo matemático depois de aplicado utilizando os dados pré-estabelecidos pela pesquisadora e por sua orientadora, apresentou os 25 municípios com maior potencial para o recebimento das novas usinas de biodiesel. Esses municípios foram: , Porto Nacional, (2) Araguaina, (3) Guarai, (4) Araguatins, (5) Formoso do Araguaia, (6) Arapoema, (7) Palmeirópolis, (8) Tocantinópolis, (9) Caseara, (10) Alvorada, (11) Tupiratins, (12) Dianápolis, (13) Paraná, (14) Conceição do Tocantins, (15)Gurupi,(16) Araguaçu., (17) Lagoa da confusão, (18) Arraias, (19) Santa Rosa do Tocantins, (20) Campos lindos, (21)Natividade, (22) Santa Maria do Tocantins, (23) São Felix do Tocantins , (24)Araguacema,, (25) Peixe,

Para a realização dos três cenários utilizaram-se as seguintes premissas: 1) Zona de Consumo: Foram considerados dentre os municípios tocantinenses (resultantes da aplicação do PLIM) com potencial de consumo igual ou acima de 5 mil litros semanais e com o diferencial de distância entre o mesmo e a usina de até 500 km. 2) Produtor de matéria-prima: Foram considerados os 25 municípios (resultados do modelo PLIM) como fornecedores da matéria prima: oleaginosas, sebos bovinos ou ambos. 3) Pontos ótimos de implantação das Usinas: Dos 25 pontos ótimos (municípios) apresentados pelo modelo PLIM, somente os onze primeiros foram considerados para concorrer a implantação da Usina. Tal determinação levou em consideração que estes propiciam um custo menor de instalação.

Os cenários elaborados por este estudo foram três: 1) cenário de transporte; 2) cenário sobre a zona de consumo; 3) cenários gerais. No primeiro os municípios que se destacaram foram Araguaina, Guarai, Tupiratins, Porto Nacional, Alvorada, Caseara e Tocantinópolis. No segundo os que se destacaram como zona de consumo do produto final foram: Gurupi, Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guarai, Miracema, Paraíso do Tocantins. O terceiro cenário foi realizado utilizando cruzamento de dados do primeiro e do segundo cenários e os cinco primeiros municípios com maior potencial de recebimentos das novas usinas apresentadas pelo PLIM.

Como resultado final dos cenários apresentados concluiu-se que prioritariamente os municípios que deveriam receber as novas usinas, respectivamente, são: Araguaína, Guaraí, Formoso do Araguaia e Araguatins. A cidade de Porto Nacional estaria entre as classificadas do resultado final, porém foi eliminada por já possuir uma usina de grande porte que tem capacidade de suprir sua demanda e dos municípios ao redor.

Outros estudos relacionados à logística, modelo PLIM e estudo de localização de usinas de biodiesel poderão ser elaborados no futuro. O presente estudo delimitou-se a considerar somente a matéria-prima oleaginosa e sebo, porque o tempo de um ano para escrever a dissertação não permitiu que se estendesse e incluísse o etanol e outros que pertencem a cadeia de produção do biodiesel. Porém, os resultados obtidos foram satisfatórios e corresponderam as expectativas dos pesquisadores envolvidos.

Para futuros trabalhas pode-se sugerir que as variáveis utilizadas sejam diferentes de uma instalação para outra, assim trazendo um estudo mais avançado de logística.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet