BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ESTUDO SOBRE DETERMINAÇÃO DE PONTOS OTIMOS PARA LOCALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE USINAS DE BIODIESEL NO ESTADO DO TOCANTINS

Karyn Siebert Pinedo



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (150 páginas, 3.31 Mb) pulsando aquí

 

 

4.3.2. Composição do segundo cenário: Zonas de Consumo

Após executado o modelo PLIM, foram apresentados municípios com maior potencial de consumo (ver tabela 4.1). Destas foram escolhidas os municípios que apresentaram potencial de consumo igual ou acima de 5 mil litros/por semana ou mais para a realização deste cenário de Zonas de Consumo.

No quadro 4.2 pode-se verificar a listagem dos municípios escolhidos para realização do cenário.

Os municípios (pontos ótimos) listados no quadro 4.2, têm como características comuns produzirem algum tipo de matéria-prima para a usina, ser uma zona de consumo e estarem distantes da mesma até no máximo 500 km.

A) Características de Gurupi

A cidade faz divisa com os rios Araguaia e Tocantins, e está à margem da BR-153. A cidade apresenta como principal fonte de renda a pecuária e a agricultura. Além disso, a cidade conta com diversas universidades, como um campus da Universidade Federal do Tocantins, outro da Escola Técnica Federal, a UNIRG e outras, favorecendo um fluxo constante de pessoas na cidade. Tem uma localização privilegiada porque fica no entroncamento com as rodovias BR-153 que liga o Sul ao Norte do país e a BR-242, que é uma rodovia transversal.

A cidade de Gurupi saiu em décimo quarto na implantação da usina, com esse resultado observou-se que Formoso do Araguaia saiu em quinto, com isso para a analise de cenários Gurupi foi considerada como zona de consumo e não como um município de implantação. Formoso do Araguaia saiu em quinto na implantação de usinas no Estado do Tocantins, com um custo de 142.761,20.

B) Características de Araguaína

A cidade de Araguaína tem a capacidade de manter uma usina de biodiesel, seria uma das maiores zonas consumidoras do produto final, porque possui considerável concentração de comércio e serviços e ainda conta com um Distrito Agro-Industrial. A cidade é uma região referência no setor agrícola e pecuário do Estado do Tocantins. Possui condições de oferecer mão-de-obra especializada em diversos setores, porque tem campus da Universidade Federal do Tocantins, Escola Técnica Federal e outras universidades particulares (IBGE, 2008).

Araguaína como se observa no quadro 4.3 possui empresas de diversos tipos, tendo um PIB a preços correntes em 2003 (R$ 1.000,00) chegando a R$ 544.114,00. Araguaína por ter todo esse potencial, além de produzir biodiesel, ela consumiria de seu produto 8.000 mil litros semanais e poderia ofertar 2.000 para a cidade de Wanderlândia.

C) Características de Araguatins

A cidade de Araguatins está localizada no Norte do Estado, ficando a margem do Rio Araguaia. O acesso pode ser feito pela BR-153 até Darcinópolis, em seguida pela TO-134 até a BR-230 (Transamazônica), e daí até a cidade. Em sua extensão, ao longo do município, estão distribuídas 24 praias e um número incontável de pequenas ilhas. Tal contexto propicia o turismo como principal atividade econômica nos meses de julho até setembro. Depois dos meses onde o turismo se eleva, a renda da cidade basicamente é das seguintes empresas.

Em 2005 a cidade já possuía duas empresas de grande porte e 314 microempresas e 11 pequenas empresas. Sendo assim os municípios em crescimento e, por ter um fluxo grande de pessoas e movimentação econômica em época de praia recebendo, pessoas do Maranhão, Pará entre outros Estados.

D) Características de Colinas do Tocantins

Segundo o IBGE (2008) a população estimada está em 29.298 habitantes. A cidade está localizada à margem da BR-153 e próxima a Ferrovia Norte-Sul (FNS), o principal pátio multimodal da Ferrovia para transporte de grãos ficará nesta cidade.

Colinas do Tocantins foi escolhida como zona de consumo por sua economia e população estar em crescimento. No quadro 4.5, pode se observar detalhes sobre a economia do município, que deve crescer substancialmente quando o terminal de carga da FNS começar a funcionar.

E) Características de Guaraí

A população de Guaraí está estimada em aproximadamente 22.175 habitantes, possui características similares a Colinas do Tocantins. Receberá em seu município um terminal de carga da FNS e receberá a produção de grãos de municípios como Pedro Afonso e outros. O quadro a seguir mostra a atividade econômica de Guarai.

F) Características de Miracema

Miracema tem aproximadamente 22.729 habitantes (SEBRAE, 2008), a economia baseia-se principalmente na agropecuária e na indústria de cerâmica. Este município tem um campus da Universidade Federal do Tocantins e fica muito perto da capital do Estado. A atividade econômica de Miracema se mostra no quadro a seguir.

G) Características Paraíso Tocantins

Sua população é de 42.015 habitantes, fica próxima à capital do Estado. Sua economia é baseada na agropecuária e agricultura. Paraíso é a passagem para pontos turísticos como Ilha do Bananal e a Região dos Lagos. A cidade possui uma localização estratégica, pois a BR-153 atravessa a cidade com grande fluxo veículos, cargas e pessoas. O quadro a seguir mostra as principais atividades da cidade.

A principal atividade como se percebe é a de comércio, por ser passagem de veículos e pessoas de diversos municípios tocantinenses e de outros Estados e rota de turismo. A cidade de Paraíso já tem em construção uma planta de biodiesel, que será abastecida por sebo bovino e algumas oleaginosas, e futuramente a intenção dos empresários é de utilizar 100% pinhão manso como matéria-prima.

H) Características de Tocantinópolis

Tocantinópolis fica à esquerda do Rio Tocantins com uma população aproximada de 21.826 habitantes. A região se dedica à lavoura e ao turismo, pois o local possui muitos mananciais de água, terra fértil, muita madeira para construção e grandes plantações de babaçu.

Em relação ao quadro 4.9, pode se observar que a principal atividade é o setor comercial, as atividades agropecuárias são desenvolvidas de forma rudimentar e de caráter estritamente de subsistência. Na área de extrativismo se destaca o babaçu como produto de maior criação de renda e ocupação. Na pecuária pode destacar a predominância de criação de bovinos e suínos, para produção de leite e carne, apenas para o consumo da população local. A agricultura é voltada para a produção de arroz, milho, feijão e mandioca (IBGE, 2005).


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet