BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

GOVERNANÇA CORPORATIVA. ESTRATÉGIA DE VALOR EMPRESARIAL

Ísis Mota Krüger y Luciane da Silva Gomes




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (55 páginas, 197 kb) pulsando aquí

 


INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do mercado de capitais nos últimos anos e o crescimento da busca de recursos alternativos das organizações para melhor competirem no mercado, fez com que muitas empresas de grandes países desenvolvidos apelassem na busca de capitais lançando ações de maneira abusiva e desrespeitando os seus investidores, principalmente os investidores minoritários, surgindo escândalos partidos de grandes empresas que resultaram em movimentos, tornando indispensável a busca por métodos de gestão mais transparentes e que protegessem os investidores minoritários. Surgindo assim, a prática da governança corporativa nas empresas.

A governança corporativa, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC (2008) é uma prática implantada nas organizações que visa beneficiar os investidores minoritários, aliada com a transparência das companhias, a ética e qualidade de gestão nas empresas. Este assunto está em desenvolvimento no Brasil apesar de já existirem muitos órgãos e regras que incentivam a prática e que visam o melhor posicionamento das empresas perante o mercado.

Nesse estudo é analisada a participação e incentivos de grandes órgãos brasileiros como a Bovespa, o BNDES, a CVM e o IBGC que se posicionam a favor das práticas de governança corporativa, além de constituírem regras que devem ser seguidas pelas organizações que desejam abrir o mercado e vender ações na Bolsa de Valores, apresentadas também ao longo do desenvolvimento do trabalho.

A importância dos Conselhos Administrativos, Conselhos Fiscais e Auditoria Independente nas empresas é fator indispensável nas gestões das organizações que praticam a governança corporativa, e também são apresentadas as suas funções no desenvolvimento.

Demonstra também o desenvolvimento do mercado e a governança corporativa como uma alternativa possível e plausível para as empresas crescerem, mostrando as suas vantagens e os benefícios que ela apresenta.

Contudo para um melhor resultado, foram apresentas as práticas de governança corporativa em grandes países desenvolvidos que já a praticam há mais tempo que o Brasil, mostrando como surgiu a governança corporativa e os motivos que a fizeram ser essencial nas empresas de mercado aberto.

Ainda é analisado o desenvolvimento do mercado aberto no Brasil, o surgimento, no país, da governança corporativa e os cases das primeiras empresas a praticarem esta em sua gestão.

Desta forma a finalidade é mostrar as vantagens provenientes da prática de governança corporativa como um todo nas relações das organizações com todos envolvidos direta e indiretamente com ela, aliada aos incentivos do cenário brasileiro.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet