BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ENERGIA, ECONOMIA, ROTAS TECNOLÓGICAS. TEXTOS SELECIONADOS

Yolanda Vieira de Abreu y otros




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (330 páginas, 5.19 Mb) pulsando aquí

 


3.4.6 Ilhamento Não-intencional

O ilhamento pode ser definido como uma condição em que parte da rede de distribuição, que contenha tanto carga quanto geração distribuída, mantém-se energizada, mesmo após estar isolada do restante da rede elétrica [3, 4]. Existem duas condições que devem ser simultaneamente atendidas para que ocorra o ilhamento não-intencional [10]:

• Deve haver equilíbrio entre geração e carga no momento em que a alimentação principal ficar indisponível; e

• A proteção do conversor deve falhar na detecção da condição da alimentação principal.

O ilhamento deve ser evitado, pois apresenta situações de risco, tais como [3]:

• Risco de vida para os funcionários da concessionária de distribuição durante manutenções, pois o alimentador pode manter-se energizado quando se espera que esteja desconectada de todas as fontes de energia;

• Possibilidade de danos físicos aos equipamentos da unidade consumidora, caso os parâmetros de tensão e frequência fiquem fora das faixas toleráveis, por não serem mais controlados pela concessionária durante o ilhamento; e

• Interferência no restabelecimento da rede elétrica pela concessionária, podendo gerar desarme ou danificar equipamentos, caso ocorram religamentos fora de fase.

Apesar de pesquisas mostrarem a baixa probabilidade de haver perfeito casamento entre geração e carga para que o ilhamento ocorra, os danos potenciais que podem ocorrer fazem com que este assunto mereça sempre especial atenção [3, 10].

Para prevenir o ilhamento não-intencional, os conversores são dotados de um sistema de monitoramento, instalado entre a GD e a rede de distribuição de baixa tensão, o qual permite desligar a GD quando é constatada ausência de tensão no alimentador. Um método de constatação de tensão apresentado de maneira informativa na norma IEEE Std 929-2000 orienta que os conversores conectados à rede podem possuir um sinal de desestabilização, que está constantemente tentando mudar a frequência da rede de distribuição. Enquanto conectado à rede, a concessionária, que se comporta como um barramento infinito perante a GD, neutraliza esta tendência de desestabilização. Entretanto, caso ocorra um ilhamento não-intencional, a frequência rapidamente apresentará um pequeno desvio, permitindo assim detectá-lo, tanto pela lógica de controle do conversor quanto por relés de frequência [11].


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet