BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ENERGIA, ECONOMIA, ROTAS TECNOLÓGICAS. TEXTOS SELECIONADOS

Yolanda Vieira de Abreu y otros




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (330 páginas, 5.19 Mb) pulsando aquí

 


5.5 TIPOS DE ENERGIA E USOS

O sistema instalado é um sistema híbrido composto por 52 painéis solares da marca KIOCERA com capacidade nominal de 70Wp e três turbinas eólicas da marca ENERSUD, com capacidade nominal de 1kW cada.

A energia atualmente está sendo utilizada para dois processos produtivos:

1. Iluminação do espaço para confecção de artesanato de capim dourado;

2. Produção de farinha em um ralado de mandioca de 1/4hp (Fig. 05 e 06), uma prensa manual e um forno rotativo acionado por motor elétrico.

5.6 SITUAÇÃO SÓCIO ECONÔMICA DAS FAMÍLIAS DA COMUNIDADE

As famílias da comunidade alvas têm, atualmente, atividades agropastoris, criação de gado

curraleiro e plantio de mandioca, feijão, arroz, abóbora, melancia (um morador), extrativismo e produção de artesanato de capim dourado. A renda média por família, em espécie, antes da implantação do sistema era de aproximadamente R$200,00/mês por família.

Hoje, com a divulgação pela mídia e através de atravessadores a principal atividade da comunidade é a produção de artesanato de Capim Dourado. Após a implantação do sistema o fluxo de pessoas para a região aumentou devido à cobertura pela mídia.

A instalação da casa de farinha propiciou o aumento da renda, já que aumentou a produtividade da comunidade em relação a este item, bem como a qualidade da farinha produzida, devido à uniformidade da granulometria da farinha.

5.7 IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GERAÇÃO HÍBRIDO

5.7.1 Evolução da Instalação

O sistema entrou em operação a plena carga em julho de 2006. As figuras a seguir mostram a evolução do mesmo. Para que o processo fosse desencadeado alguns passos foram necessários. Inicialmente a comunidade deveria demonstrar interesse no projeto para dar prosseguimento à instalação. Uma reunião foi marcada com toda a comunidade, onde compareceu a maioria dos moradores da comunidade.

5.7.2 Primeira Reunião com a Comunidade, Levantamento Georeferenciado da Comunidade

Para apresentar a proposta do projeto foi agendada uma reunião com a comunidade onde compareceram todas as famílias interessadas. A figura 07 mostra a primeira reunião realizada com a comunidade.

Nesta mesma data foi feito o levantamento georeferenciado das casas mais próximas da oficina comunitária, já instalada pela comunidade onde se pretendia disponibilizar energia elétrica. A figura 08 mostra o levantamento da distribuição das casas na comunidade apresentada na figura 03.

5.7.3 Instalação do Sistema de Geração de Energia Elétrica Híbrido

Os painéis solares (Fig. 09) foram instalados ao lado da oficina comunitária que já havia sido construída pela comunidade. Apesar de não ser a melhor localização, já que não está no centro geográfico da comunidade, não foi possível mudar o local porque o lote foi doado por um dos moradores.

(a) (b)

O abrigo para a eletrônica e casa de baterias foi construído ao lado do galpão da oficina comunitária (Fig. 10). Ele foi composto por uma casa de madeira pré-fabricada, onde a base foi feita de alvenaria.

A figura 11 mostra as turbinas eólicas instaladas. Elas foram instaladas em campo aberto, procurando seguir a direção predominante de vento, em torres de 12m de altura. Junto deles foi instalado um pára-raios. Foram instaladas cerca de 30 hastes de cobre com 3m de comprimento, foram instaladas desde o rio até o abrigo.

Instalação da eletrônica, figura 12. Os painéis foram instalados o abrigo considerando a parede que recebe menor quantidade de incidência solar durante o dia e de tal forma que a distância do banco de baterias fosse à mínima possível.

(a) (b) (c)

(d) (e) (f)

Foi instalada, também, uma bomba d´água com vazão de 500l/h a 700l/h. A figura 13 mostra esta seqüência.

Um reservatório com capacidade de 2000L foi instalado para fornecer água aos processos produtivos desenvolvidos na oficina comunitária (Fig. 14)

(a) (b)

Foram instaladas seis lâmpadas de 11W cada de baixo consumo no galpão e uma na casa de baterias. Foram instaladas, também, quatro tomadas de três pontos. A figura 15 mostra uma das lâmpadas instaladas.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet