BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ENERGIA, ECONOMIA, ROTAS TECNOLÓGICAS. TEXTOS SELECIONADOS

Yolanda Vieira de Abreu y otros




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (330 páginas, 5.19 Mb) pulsando aquí

 


5.8.4 Replicabilidade do Modelo de Geração

Este projeto é totalmente replicável desde que atenda algumas características fundamentais:

• Comunidade deve ser organizada e devidamente instruída;

• Incidência de vento com velocidade mínima de 6m/s e freqüência necessária. Neste caso, como quase 42 % da energia gerada vem dos aerogeradores, a disponibilidade de vento é fator crucial para o fornecimento da energia de projeto;

• Houver recursos para a produção local. Em geral todas as regiões do Brasil dispõem de recursos diversos para a produção. Uma das perguntas que comumente se fazem ao se falar do cerrado tocantinense é: “o que se produz lá? Só tem areia”. No entanto, este trabalho mostrou que é possível tornar esta região produtiva. Levantar as disponibilidades, seja para atividade extrativista, seja para plantio ou pecuária, é fator primordial para viabilidade deste tipo de sistema. Deve-se considerar, no entanto, que devido à fragilidade do eco-sistema somente se recomenda culturas familiares;

• Houver incidência de energia solar necessária por pelo menos 4h/dia. Como 58% da energia gerada vêm dos painéis solares, regiões onde a incidência de sol seja inferior às 4h, a quantidade de energia que se pretende fornecer poderá ser comprometida, havendo a necessidade de se redimensionar o sistema, seja aumentando a quantidade de painéis solares, seja aumentando a potência ou número dos aerogeradores, seja o banco de baterias.

5.9 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir do caso apresentado conclui-se que tecnicamente sistemas híbridos pode ser a solução para várias situações de comunidade isoladas, seja solar-eólico, sejam outras combinações, inclusive com diesel. No entanto, há que se pensar quais benefícios para as comunidades atendidas e na sustentabilidade do sistema, que deve prever os aspectos de implantação, operação e manutenção, além de ser concedido, preferencialmente, para atender a processos produtivos e educacionais.

Por fim, sob o ponto de vista financeiro, a energia hidrelétrica é imbatível, no entanto, devido ao alto impacto ambiental, a alternativa apresentada neste caso pode ser interessante se houver subsídios. Neste caso, o sistema foi implantado a partir de investimento do governo federal, no âmbito do Programa Luz para Todos. Mas outros programas semelhantes deveriam ser implantados para que todas as comunidades isoladas tivessem acesso à energia elétrica.

REFERÊNCIAS

MINISTÉRIO da AGRICULTURA: Eletrificação rural no Brasil; Editora do Ministério da Agricultura; Brasília; Brasil; 1984; p.93.

MINISTÉRIO das MINAS e ENERGIA. Portaria nº 447, de dezembro de 2004.

ROSAS, P. A. C.; ESTANQUEIRO, A. I. Guia de Projeto Elétrico de Centrais Eólicas. CBEE, 2002.

ROSSI, L. A. Sistema híbrido Eólico-Fotovoltáico: alternativa na geração descentralizada de eletricidade para áreas rurais isoladas In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 3., 2000, Campinas. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000100024&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 08 de Março de 2009.

SANTOS, W. F.; ZUKOWSKI JR, J C. Geração de energia descentralizada, alternativa para comunidades Isoladas no Estado do Tocantins. In: Congresso Cientifico, 5 e Jornada Cientifica: Pesquisa Interdisciplinar, 7, 2007, Palmas , Anais... Palmas, 2007. p 48-51.

SANTOS, W.F.; ZUKOWSKI JR, J.C.; NOBREGA, S.L. de; MARÇON, R. O. A energia eólica como alternativa para comunidades isoladas na região norte do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 28. 2009, Juazeiro (PA) /Petrolina (PE). Anais... Juazeiro (PA) /Petrolina (PE)., 2009. CD-ROM.

ZUKOWSKI JR, J.C.; MARÇON, R. O. Geração descentralizada de energia Aplicada ao processo produtivo de pequenas comunidades Agrícolas isoladas ln:lV congresso Cientifico e V Jornada cientifica: Ética & Ciência, 2005, Palmas, 2005.v.l.p.137-379.

ZUKOWSKI JR, J.C.; SANTOS, W.F.; MARÇON, R. O.; NOBREGA, S.L. de. A Disponibilização de energia elétrica através de um sistema híbrido eólico-fotovoltaico em uma comunidade isolada na região do Jalapão, município de mateiros, estado do Tocantins. . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 28. 2009, Juazeiro (PA) /Petrolina (PE). Anais... Juazeiro (PA) /Petrolina (PE). 2009. CD-ROM.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet