BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ENERGIA, ECONOMIA, ROTAS TECNOLÓGICAS. TEXTOS SELECIONADOS

Yolanda Vieira de Abreu y otros




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (330 páginas, 5.19 Mb) pulsando aquí

 


CAPITULO VI. POSSIBILIDADES TECNOLÓGICAS DE APROVEITAMENTO DA BIOMASSA PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

Aymara Gracielly Nogueira Colen Fritz

Glecymara Sousa Gomes21

Maria Alzira Garcia de Freitas21

Maristhela Ramos da Silveira21

Yolanda Vieira De Abreu

RESUMO

Esse capítulo apresenta as possibilidades tecnológicas de aproveitamento da biomassa para a produção de biocombustíveis. Em seu tempo geológico, a escassez do petróleo é previsível no curso de um século, estimulando assim pesquisas envolvendo fontes alternativas. Dentre essas fontes a biomassa tem se destacado para produção de biodiesel e etanol. O emprego das tecnologias de conversão da biomassa em formas de energias está concentrado em duas rotas principais: geração de energia elétrica e produção de combustíveis líquidos. Esse estudo tem como objetivo apontar as matérias-primas de cada região, mais adequada, segundo suas características e potencialidades quanto às condições edafoclimáticas, a produtividade e também o possível aproveitamento dos seus subprodutos, co-produtos ou resíduos que, dependendo das características físico-químicas, podem ser usados na indústria alimentícia, indústria química, indústria farmacêutica entre outros.

Palavras-chave: Biomassa; Tecnologias; Biocombustíveis.

6.1 INTRODUÇÃO

O crescimento populacional e atividades econômicas demandam, de forma contínua e crescente, energia para responder às necessidades da sociedade moderna e sua forma de consumo. A energia pode ser produzida por fontes de origem fóssil e não renovável (petróleo e derivados, carvão mineral e outros), e não-fóssil denominada renovável ou alternativa, tais como hídrica, solar, eólica, geotérmica, biomassa e outras. Essa tem como finalidade fornecer bens e serviços como iluminação, cocção, conforto térmico das habitações (refrigeração e calefação), transporte, motores, fornos e caldeiras para as atividades domésticas e empresariais e equipamentos tanto nas áreas urbana como rural.

A expansão da participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira é favorecida pelo aproveitamento dos recursos naturais com presença expressiva justificado pela posição geográfica, áreas disponíveis, condições edafoclimáticas além das técnicas agrícolas e do agronegócio já consolidado. Esta fonte não contribui para o acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera, porque o seu ciclo é auto-sustentável. Como os gases gerados na sua queima são reabsorvidos no crescimento da safra seguinte, há um equilíbrio entre a emissão e a absorção de poluentes. Além disso, os biocombustíveis que contém oxigênio em sua composição, como o etanol e o biodiesel, influenciam na redução das emissões de monóxido de carbono (CO) quando adicionados aos combustíveis fósseis. Os tipos de combustíveis renováveis para uso em transportes produzidos no Brasil são o álcool hidratado, álcool anidro e biodiesel.

Dentre os biocombustíveis, pode-se dizer que o desenvolvimento do etanol já está consolidado e que o biodiesel, ainda está em desenvolvimento, tanto no aspecto econômico e político quanto social. A cadeia de produção está intimamente relacionada com a cadeia da biomassa que apresenta rotas diversificadas das matérias primas utilizadas que vão desde os resíduos agrícolas, industriais, urbanos até as oleaginosas.

A conversão de energia química armazenada em combustíveis líquidos por processos industriais, por exemplo, fermenta açúcares de plantações de milho, trigo, beterraba ou cana-de-açúcar e converte-os em etanol, ou beneficia o óleo vegetal como pupunha, soja, mamona, dendê, babaçu, canola e amendoim para substituir o óleo diesel como fonte de energia.

No referido capítulo será abordado à importância do uso da biomassa, descrevendo as principais tecnologias convencionais e de seu aproveitamento para produção de bicombustíveis, geração de emprego e renda que poderá acarretar com o uso desta alternativa.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet