BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ENERGIA, ECONOMIA, ROTAS TECNOLÓGICAS. TEXTOS SELECIONADOS

Yolanda Vieira de Abreu y otros




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (330 páginas, 5.19 Mb) pulsando aquí

 


3.4.5 Comportamento da GD perante Distúrbios na Rede de Distribuição

Conforme exemplificado na seção 3.3, um conjunto de unidades consumidores do tipo residencial conectado a um alimentador possui um potencial de instalação de GD de aproximadamente 10 MVA, considerando-se apenas a irradiância solar. Se a subestação possuir 10 alimentadores, a quantidade de GD instalada é da ordem de 100 MVA. Caso ocorra algum distúrbio na subestação, toda a GD instalada pode ser simultaneamente afetada.

3.4.5.1 Efeito da Desconexão da GD no Perfil de Tensão do Alimentador

As normas internacionais prescrevem que a GD deve ser desconectada caso a rede de distribuição apresente condições anormais de operação. Caso isso ocorra, a GD só deve ser reconectada após a tensão em regime permanente e a frequência da rede permanecerem dentro de valores aceitáveis por pelo menos 5 minutos [2, 3]. Entretanto, mesmo que o alimentador seja rapidamente restaurado (e.g. através de um religador automático), ainda permanecerá por cerca de 5 minutos sem a GD. Durante esse intervalo, a tensão pode ser reduzida para valores críticos, até que os dispositivos de regulação sejam acionados. Nessas condições, quando a GD for novamente conectada, a tensão pode atingir valores elevados, até que os dispositivos de regulação sejam mais uma vez acionados. Isso faz com que a unidade consumidora seja alimentada inicialmente com tensão baixa (logo após a eliminação da situação anormal) e, depois, com tensão elevada (com a reconexão da GD), prejudicando assim a qualidade da tensão em regime permanente [11].

Essa desconexão súbita pode ocorrer, por exemplo, devido a um afundamento de tensão no sistema de transmissão, o qual pode afetar toda a GD conectada no sistema de distribuição [10]. Para evitar essa situação, é necessário que a GD mantenha-se conectada durante os afundamentos de tensão, ao invés de ser imediatamente desconectada conforme prescrito pelas normas. O instante em que essa desconexão ocorre é definido pela curva de suportabilidade da GD.

3.4.5.2 Curva de Suportabilidade da GD frente a Afundamentos de Tensão

Diversas normas internacionais definem curvas de suportabilidade de tensão para GD (Fig. 16). A norma IEEE 929-2000 prescreve o desligamento da GD caso um afundamento superior a 50% ultrapasse 6 ciclos de duração. A norma IEEE 1547-2003 eleva este tempo para 10 ciclos. A norma alemã para conexão de sistemas de geração em paralelo com a rede de média tensão apresenta uma curva de suportabilidade bem menos severa, não prevendo nenhuma desconexão em até 9 ciclos, independente do valor da tensão. A área entre as duas curvas sólidas da figura 16 possibilita a desconexão da GD, porém recomenda-se que a GD continue conectada [15].

Com a capacidade de manter-se operante durante afundamentos de tensão, a GD deixa de prejudicar o perfil de tensão do alimentador, vindo a contribuir para sua rápida restauração, uma vez finalizado o distúrbio.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet