BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales


NOVAS TRAJETÓRIAS ENERGÉTICAS

Sinclair Mallet Guy Guerra y Mariana Pedrosa Gonzalez



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (194 páginas, 2.56 Mb) pulsando aquí

 

 

RECOMENDAÇÕES

A obra citada recomenda a tornar viável o uso futuro das energias renováveis, tais como:

• Implementar políticas incluindo as políticas que gerem renda com a redução da emissão de carbono, assegurando que os benefícios ambientais dos recursos renováveis em relação à dos recursos não renováveis estejam reconhecidos sistematicamente no mercado.

• Fornecer subsídios e outras formas de apoio público para o início da implantação de novas tecnologias renováveis. Os subsídios devem ser orientados para tecnologias promissoras, mas ainda não-comerciais e diminuir gradualmente ao longo do tempo.

• Explorar mecanismos políticos alternativos, para consolidar tecnologias de energia renováveis, tais como os padrões da carteira renovável (que ajustam objetivos específicos para distribuição da energia renovável) e “leilões reversos” (em que a oferta de energia renovável por kilowatt-hora, para uma quota limitada de fundos públicos, com base no subsídio mínimo).

• Investir na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias mais transformacionais, tais como novas classes de células solares que podem ser feitas com processos contínuos de fabricação como de filme fino (thin-film).

• Conduzir a pesquisa sustentada para avaliar e mitigar todos os impactos ambientais negativos associados com a distribuição em larga escala de tecnologias renováveis de energia. Embora estas tecnologias ofereçam muitos benefícios ambientais, podem igualmente representar novos riscos ambientais como resultado da sua baixa densidade de potência e conseqüentemente a grande área exigida para a implantação em larga escala.

AÇÕES NECESSÁRIAS

As ações para viabilizar as energias renováveis apontadas no livro são:

• Os governos devem facilitar substancialmente o uso ambientalmente sustentável dos recursos energéticos renováveis com políticas adequadas e subsídios. Um importante passo nessa direção política seria incluir ganhos claros por evitar a emissões de gases do efeito de estufa.

• Os governos devem igualmente promover a pesquisa e o desenvolvimento em tecnologias de energia renováveis fornecendo significativamente mais financiamento público.

• O setor privado, ajudado por subsídios do Estado, deve procurar oportunidades empreendedoras no crescente mercado da energia renovável.

• A comunidade de ciência e tecnologia deve devotar mais atenção a superar o custo e as barreiras tecnológicas que atualmente limitam a contribuição das fontes renováveis de energia.

• As ONGs podem ajudar a promover a utilização de fontes de energia renováveis nos países em desenvolvimento.

• Os meios de comunicação social podem desempenhar um papel essencial no aumento da consciência do público nas questões relacionadas com a energia renovável.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet