BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales


NOVAS TRAJETÓRIAS ENERGÉTICAS

Sinclair Mallet Guy Guerra y Mariana Pedrosa Gonzalez



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (194 páginas, 2.56 Mb) pulsando aquí

 

 

CAMINHO ILUMINADO? EFICIENCIA ENERGÉTICA E O RETORNO ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS NO SÉCULO XXI.

Carla Roig
Ivan Prado
Sinclair Mallet Guy Guerra

RESUMO

As projeções de importantes órgãos internacionais de pesquisa e desenvolvimento além de informar o público em geral, objetivam influenciar a tomada de decisão política das nações. Elas evidenciam o aumento da demanda global por energia e da alta emissão de CO2 dos processos atuais, alertando para que as medidas a serem tomadas pelos governos sejam direcionadas a resolução de tais questões, local e regionalmente. Analisam-se aqui as recomendações do relatório do Conselho InterAcadêmico para a redução da intensidade de carbono gerado na atividade da indústria energética através de eficiência e do estímulo à utilização de processos renováveis; qual é a eficiência de que tratam e em que medida as fontes fósseis darão lugar às demais na matriz mundial.

Palavras-Chave: Cenários de Referência de Produção e Consumo, Eficiência Energética, Redução das Emissões de CO2, Mudanças no Padrão de Consumo.

ABSTRACT

In addition to informing the public, the projections of the principal international institutions of research & development tends to influence the policy-making nations. Higher CO2 emissions and increase global demand for energy within the extraction, production and consumption processes, demonstrate the urgent need for local and regional political actions. The recommendations of the InterAcademy Concil report to reduce carbon intensity through efficiency and renewable processes will be analyzed: the kind of efficiency they treat about and in what measure other energy options will replace fossil fuels.

Key-words: Reference Scenarios, Energy Efficiency, Carbon Emission Reduction, Changes in Lifestyle Patterns and Consumers Choices.

INTRODUÇÃO

Neste início de século um dos temas de maior destaque é a questão energética. Este interesse justifica-se plenamente, na medida em que o sistema econômico vigente apoiou seu processo de expansão na disponibilidade de fontes de energia que durante muito tempo foram abundantes e relativamente baratas.

Estimulada pelos combustíveis fósseis, a elevada expansão da produção de mercadorias, elemento fundamental do processo de acumulação de capital, conduziu o sistema mundial de energia a uma encruzilhada, determinada pela ocorrência do “pico” do petróleo e de sua concentração na conturbada região do oriente médio, simultaneamente à divulgação de estudos que apontam o papel deletério dos combustíveis fósseis na emissão de gases que podem levar a mudanças climáticas.

Embora os estudos do IPCC apontem a necessidade de, partindo dos níveis atuais, reduzir as emissões entre 50% a 85% até 2050, para manter o aquecimento global entre 2°C e 2,4°C, as emissões mundiais de CO2 e a demanda por petróleo permanecem aumentando continuamente e a manutenção deste quadro poderia gerar uma alteração irreversível no meio ambiente natural e mudanças significativas em diversos aspectos da vida.

Neste contexto, a alteração no perfil da demanda energética, a ampliação da eficiência na produção e no uso final de energia e a substituição de energias fósseis por energias renováveis, constituem desafios da maior relevância. O enfrentamento destes desafios, contudo, não pode ser efetivo, se não se considera a complexidade das inter-relações entre a questão energética e o sistema mundial produtor de mercadorias.

Este artigo tem como objetivo contrastar os cenários energéticos para as próximas décadas com as políticas de aumento da eficiência energética e estímulo à substituição das energias fósseis pelas renováveis que estão sendo implementadas ou recomendadas, com destaque para as proposições elaboradas pelo grupo de estudos no relatório do InterAcademy Concil (2007) liderado por Steven Chu, atual Secretário de Energia dos Estados Unidos da América, e José Goldemberg, professor da Universidade de São Paulo, Brasil.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet