BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales


NOVAS TRAJETÓRIAS ENERGÉTICAS

Sinclair Mallet Guy Guerra y Mariana Pedrosa Gonzalez



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (194 páginas, 2.56 Mb) pulsando aquí

 

 

APARENCIA E A ESSENCIA: DISCUSSÕES SOBRE O ARTIGO: “ILUMINANDO O CAMINHO EM PROL DE UM FUTURO ENERGÉTICO SUSTENTÁVEL”

Elaine Cristina Silva dos Santos
Marcio Mendes de Mello
Sinclair Mallet Guy Guerra

RESUMO

Este artigo intenciona trazer a baila uma reflexão sobre o relatório “Iluminando o Caminho em prol de um futuro energético sustentável” elaborado por Steven Chu e José Goldemberg. A notoriedade desta discussão se assenta na possível crise energética e nas possibilidades de utilização da energia - umas das bases fundantes desta sociedade - de forma mais democrática em prol de uma sustentabilidade mundial. Desta feita apresenta-se neste trabalho alguns apontamentos acerca dos temas debatidos pelo relatório que se isenta de dar o direcionamento factível para um futuro energético sustentável. Obscurecendo os problemas e os paradigmas desta sociedade.

Palavras Chave: Ciência, Meio Ambiente, Planejamento Energético, Sustentabilidade, Tecnologia.

ABSTRACT

This article has the intention to bring to the discussion a reflection on the report "Lighting the Way: Toward a Sustainable Energy Future " elaborated by Steven Chu and José Goldemberg. The fame of this discussion lies on the possible energy crisis in the use of possibilities of the energy - some of the founding bases of this society - in a more democratic way on behalf of a world sustainability. From this time it is presented in this work some notes concerning the themes discussed by the report that is exempted of giving the feasible direction for a maintainable energy future. Darkening the problems and the paradigms of this society.

Key Words: Science, Environment, Energy Management, Sustainability, Technology.

INTRODUÇÃO

O problema energético despertou nos teóricos do mundo um debate acirrado. Tal debate tinha como perspectiva uma resposta que amenizasse os transtornos causados pelas fontes de energia mais utilizadas no atual sistema econômico. Assim, muitas discussões estão ocorrendo acerca da possível escassez do petróleo, mudanças climáticas, fontes alternativas de energia, e a tão aclamada sustentabilidade. Todavia é importante ter cautela ao tratar de tais temas para não incidir no imediatismo ou no “reducionismo energético” – explicando fisicamente ou matematicamente os processos sociais - derrocando na incoerência de não relacionar a economia, política, energia e suas implicações no meio ambiente. Desta feita temos que a crise da energia pode ser limitada a um fenômeno setorial, e deve ser analisada tendo como ideação previa a questão do modelo de desenvolvimento e suas formas de expressão em uma sociedade dividida em classes, e portanto é neste modelo que ela materializa suas condições reais de existência. Boa Nova afirma qual o pano de fundo desta discussão quando coloca:

“Percebe-se assim que a crise de energia está no próprio âmago da crise da sociedade capitalista e que, portanto, o seu equacionamento não se faz em termos meramente energéticos. Ele requer uma discussão muito mais ampla e profunda que leva, em ultima analise a questionar o próprio paradigma de desenvolvimento que tem prevalecido até hoje.” (BOA NOVA, 1985, p.25)


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet