O FUNDO CONSTITUCIONAL DO NORTE-FNO NO ESTADO DO ACRE: RECURSOS DO POVO, POLÍTICA DE ESTADO, BENEFÍCIOS DA ELITE

O FUNDO CONSTITUCIONAL DO NORTE-FNO NO ESTADO DO ACRE: RECURSOS DO POVO, POLÍTICA DE ESTADO, BENEFÍCIOS DA ELITE

Régis Alfeu Paiva

Volver al índice

 

 

Capítulo IV Resultados e Discussão Emprego, Renda e empresas

.O atendimento aos interesses do funcionalismo público considerou apenas a lógica cruel dos mercados..

4. EMPREGO, RENDA E EMPRESAS

Neste capítulo, faz-se uma análise do setor empresarial, com destaque inicial para os empregos formais. Primeiramente, é preciso relatar as justificativas para o uso somente do emprego formal na análise do setor de trabalho da economia acreana e suas correlações para com o FNO.

Mesmo sendo possível o acesso aos dados gerais do emprego (IBGE/Sistema Sidra),
optou-se pelos dados do Ministério do Trabalho e do Emprego (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados-CAGED), pois são mais confiáveis por se basearem em declarações obrigatórias feitas pelos empresários, com séries mais consistentes.

Além disso, são estas que geram a arrecadação de encargos, principalmente relativos à Previdência Social. Outro dado diz respeito à segurança para o trabalhador (direitos). Estes dados são analisados inicialmente de forma geral e, depois, por setor. Neste capítulo, como nos anteriores, são apresentadas conclusões parciais em cada sub capítulo.

Na seqüência, é feita uma análise da evolução da renda estadual e dos grupos de renda divida por faixas de Salário Mínimo (SM).

Após isso e dentro da perspectiva de se entender uma fração de economia acreana, foi preciso uma pequena análise sobre a evolução do setor empresarial. Para tanto, foram coletadas algumas informações junto ao IBGE, Sistema Sidra -Cadastro Central de Empresas e também da Pesquisa Anual de Comércio. Das diversas informações coletadas, optou-se por utilizar apenas os totais de empresas distribuídas pelos setores utilizados pelo próprio instituto. A nomenclatura é a mesma utilizada pela Classificação Nacional de Atividades e Emprego (CNAE).