CÁLCULO DIFERENCIAL EM R

CÁLCULO DIFERENCIAL EM R

Christian José Quintana Pinedo

Volver al índice

 

 

PREFÁCIO

O propósito de um primeiro curso de Cálculo Diferencial é ensinar ao estudante as noções básicas da derivada assim como as técnicas e aplicações básicas que acompanham tais conceitos.

Esta obra representa o esforço de sínteses na seleção de um conjunto de problemas que, com freqüência se apresenta quando um estudante de engenharia começa a estudar cálculo.

O objetivo deste trabalho é introduzir os principais conceitos do cálculo diferencial de uma variável e suas aplicações, assim como orientar a metodologia para que o leitor possa identificar e construir um modelo matemático e logo resolvê-lo.

Cada capítulo se inicia com os objetivos que se pretende alcançar; a farta variedade dos exercícios resolvidos e apresentados estão classificados de menor a maior dificuldade.

A variedade dos problemas e exercícios propostos pretende transmitir minha experiência profissional durante muitos anos de exercício como Consultor em Matemática Pura e Aplicada, assim como professor de ensino superior, com atuação na graduação e pós-graduação da docência universitária.

Fico profundamente grato com os estudantes dos diversos cursos onde difundi as idéias e o conteúdo das notas deste trabalho.

Também agradeço as contribuições e sugestões dos leitores, em particular dos meus colegas pela sua constante dedicação para a revisão e solução dos problemas propostos.

Palmas -TO, Março de 2008