USO EFICIENTE DA ÁGUA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

USO EFICIENTE DA ÁGUA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Organizador: José Dantas Neto

Volver al índice

 

 

6.2 PROJETO REALIZADO NA ESTAÇÃO JESUS NETTO EM SÃO PAULO

É uma estação de tratamento de esgotos que fica localizada às margens do rio Tamanduateí em São Paulo (Brasil), ocupa uma área de 12.300 m2 e trata 60 /s de esgotos sanitários através de dois sistemas de tratamento em paralelo, quais sejam: lodos ativados e reator anaeróbio de fluxo ascendente (RAFA).

Esta estação fornece 20 /s de água tratada para ser reutilizada pela Indústria Coats Corrente. Vale salientar que esta indústria faz parte do programa de Reúso de Água da Sabesp.

A água de reúso é utilizada nessa indústria para: beneficiamento de fios; mercerização; alvejamento; tingimento e lavagem de fios.

O reúso de água nessa indústria tem sido uma experiência positiva, sendo que a mesma já ampliou o mesmo para a produção de novas linhas e outras atividades industriais.

6.3 REÚSO DE ÁGUA EM LAVANDERIA DE ROUPAS HOSPITALARES

Esse projeto foi desenvolvido na região metropolitana de São Paulo e apresenta o reúso de água que ocorre em uma lavanderia que opera com roupas hospitalares oriundas de várias instituições.

O estudo apresenta como objetivo principal reduzir a necessidade de água a ser captada e determinar os meios mais apropriados para a reciclagem interna ao processo de lavagem, com vistas ao reúso dos efluentes tratados.

O sistema de tratamento ora utilizado pela lavanderia podem ser elencados da seguinte forma: peneiramento, resfriamento, coagulação, floculação e sedimentação.

No sentido de se poder utilizar o reúso dos seus efluentes, a lavanderia precisou realizar os seguintes testes de tratabilidade em laboratório: remoção de felpas, medição de vazão e homogeneização; pré-cloração no ponto de ruptura; condicionamento de pH; mistura rápida e coagulação; mistura lenta e floculação; sedimentação; ozonização; filtração; separação por membranas; desinfeção por radiações ultravioleta.

Os resultados desses testes mostraram-se significativos e promoveram mudanças nos processos e operações da empresa que passou a obter reciclagens localizadas em seu processo, redundando posteriormente na implantação desse projeto de reúso dos seus efluentes.