ANTECEDENTES DO CAPITALISMO

ANTECEDENTES DO CAPITALISMO

Carlos Gomes

Volver al índice

 

 

 

 

8.5 – SAÚDE

Os peritos na arte de curar recolheram a sua experiência nos tratamentos cirúrgicos e no conhecimento de doenças vindas já de período anteriores. É difícil definir a fronteira entre a actividade curativa e a magia. No fundo o médico é um farmacêutico, mas também um mágico.

As regras de higiene favoreceram o progresso; a água chegou a ser considerada um elemento divino, de importância fundamental nas curas, banhos, lavagens e outras aplicações semelhantes. O médico era considerado como homem versado na ciência da água. Os conhecimentos das propriedades médicas dos recursos naturais, especialmente botânicos, eram convenientemente aproveitados.

No domínio das técnicas cirúrgicas é incontestável o engenho da medicina egípcia na invenção e desenvolvimento dessas técnicas. Neste domínio, conseguiram resultados notáveis ao nível da intervenção óssea. As especialidades médicas remontam a épocas muito antigas.

A medicina chinesa ocupava-se em vigiar a saúde do imperador e classes dominantes, mas também da população, e mantinha um serviço veterinário. A medicina andava associada à magia, que era utilizada para combater as doenças. A medicina constituía uma das prerrogativas dos clérigos, mas também eram exercidas práticas empíricas. Mesmo os médicos independentes eram formados em escolas dependentes dos templos.