O TURISMO RURAL: INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Luziana da Silva Sousa

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante o desenvolvimento deste trabalho percebemos a importância que o turismo rural tem para a economia de uma região e conseqüentemente de um país. Sabe-se que aproximadamente 11% da população economicamente ativa mundial está ocupada em atividades ligadas ao turismo, e que cerca de 7% do comércio mundial de bens e serviços têm sua origem nessa indústria.

O turismo foi bastante criticado, principalmente durante a década de oitenta, por trazer alguns pontos negativos para a população local e para o ecossistema do país. Dessa maneira, surgiram novas alternativas que satisfizeram as necessidades do turismo de massa, o que podemos chamar de turismo rural. Apesar de sua vasta literatura, pode-se dizer que o turismo rural é uma atividade turística no meio rural, independente de estar relacionada ou não, à produção agropecuária.

Em quase todo o Brasil o turismo rural exibe um quadro de oportunidades de investimento que se apresenta bastante rentável e vem chamando a atenção de administradores públicos, que observam na nova atividade uma forma de diversificar a economia regional, atendendo, assim, as necessidades de incentivo ao desenvolvimento e ao fortalecimento da agropecuária de caráter familiar.

Atualmente, para que os pequenos agricultores consigam enfrentar as novas mudanças apresentadas pelo novo sistema capitalista, há a necessidade de que assumam o papel de empresários do setor. Os benefícios trazidos pelo turismo para a agricultura familiar são óbvios, há aumento e diversificação da renda, uma ocupação maior ocupação da mão-de-obra familiar, aproveitamento racional de espaços naturais e a conscientização da população local para a preservação do patrimônio histórico, natural e cultural. Além disso, o potencial econômico está relacionado com a facilidade de criar postos de emprego devido à diversidade de atividades ligadas ao turismo rural. Muitas destas atividades tinham outras funções dentro da propriedade agrícola, mas com o turismo rural passam a despertar interesse e são colocadas à disposição para o comércio.

Cabe ressaltar que o turismo rural carrega em si uma extraordinária força econômica, uma vez que gera divisas para a região, impacta positivamente a economia local e ainda pode contribuir de maneira singular para a preservação ambientai e para a melhoria da qualidade de vida das populações do interior. Tudo isso, sem falar na possibilidade maior da reversão do êxodo rural.

Pode-se dizer que o semi-árido brasileiro é hoje um ponto essencial para o turismo dado ao seu caráter natural, cultural e paisagístico, o turismo rural insere-se flutua perspectiva desenvolvimento e preservação ambiental dessa área, ao priorizar a capacidade de suporte dos sistemas naturais e, ao mesmo tempo, promovendo o desenvolvimento sustentável dos sistemas econômico - sociais.

A atividade turística no meio rural deve assumir um caráter complementar em termos de renda familiar, não subestimando que essa atividade chegue a ser a principal fonte da renda familiar, O turismo rural nas suas diversas variantes deve ser desenvolvido em base local, considerando a grande diversidade cultural existente no Brasil.

Para tanto, o turismo merece uma atenção muito grande dos poderes públicos e do setor privado, pois além de oportunizar a criação de empregos e renda para a população, pode gerar um aumento na arrecadação de impostos e na exposição à mídia da localidade receptora, como também, propõe o desenvolvimento de toda uma região e a comunidade envolvida no empreendimento.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de O TURISMO RURAL: INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"