O TURISMO RURAL: INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Luziana da Silva Sousa

 

REDE TRAF - Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar

A Rede serve como um instrumento de promoção das políticas do Ministério do Desenvolvimento Agrário para o desenvolvimento do turismo na agricultura familiar. É uma organização nacional de articulação, constituída de técnicos, instituições e empreendedores, que visam o desenvolvimento do turismo rural; um espaço para sistematizar informações de todo o país, formando um banco de dados nacional; canal de debate sobre questões relevantes para o desenvolvimento do turismo rural na agricultura familiar e de troca de experiências entre os atores envolvidos.

Segundo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) citado pela página virtual do partido dos trabalhadores, o turismo rural é uma das prioridades do ministério para este ano e passou a ser apresentado como uma alternativa para a diversificação do trabalho rural e de geração de renda para os pequenos produtores.

Para auxiliar no fomento da atividade a Rede Traf (Turismo Rural na Agricultura Familiar), está presente em 14 unidades da federação e envolvem mais de 100 instituições. A rede é coordenada nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com o Ministério do Turismo e tem apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Além de linhas especiais de crédito, assistência técnica, incentivo à agroindustrialização e ao desenvolvimento sustentável, o governo federal também está investindo na capacitação da mão-de-obra, na qualificação da infra-estrutura das propriedades e na divulgação de rotas e circuitos turísticos identificados com o perfil de cada região brasileira.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de O TURISMO RURAL: INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"