O TURISMO RURAL: INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Luziana da Silva Sousa

 

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será mostrada a contribuição do turismo em áreas rurais para a economia brasileira na atualidade, em um contexto de desenvolvimento sustentável, mostrando sua capacidade de indução dos investimentos, de gerar emprego e aumentar a renda nas regïões.

O turismo em áreas rurais pode ser considerado um setor que vem crescendo demasiadamente trazendo a oportunidade de criar empregos e empreendimentos que é de suma importância para o desenvolvimento de uma região, além de ser considerado uma atividade de baixo impacto ambiental; é uma possibilidade de sustentação econômica e uma alternativa às economias das regiões onde as atividades tradicionais têm revelado seu esgotamento e demonstrado insuficiente para a manutenção das populações delas dependentes.

É diante disso que pretendemos desenvolver um estudo acerca da indústria do turismo, praticado em áreas rurais, na atualidade, tentando levantar questões sobre a valorização do meio ambiente, dos patrimônios históricos e culturais, e enfim mostrar que esse setor pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento regional e nacional.

A metodologia utilizada nesse trabalho envolveu uma pesquisa meramente bibliográfica constituída de materiais já elaborados, sendo utilizados livros científicos, e recorrido a recursos visuais (internet e documentários), haja a pequena disponibilidade de autores que tratam do tema hoje.

No capítulo 01 será desenvolvido um estudo sobre a conceituação do termo turismo rural, bem como suas tipologias, mostrando que esse tipo de turismo praticado no meio rural indica uma literatura significativa com uma variedade de definições, relatando também todo processo histórico desse setor no Brasil e no mundo.

Na maioria dos países, no meio rural, o turismo constitui ainda uma atividade nitidamente exótïca. Encontra-se relativamente consolidado na Europa e ensaia seus primeiros passos na América do Sul em países como a Argentina, Brasil, Uruguai e Chile. O turismo rural surge como alternativa mais promissora a curto e médio prazos.

É a partir daí que o capítulo 02 mostra a dinâmica do turismo rural, apresentando sua capacidade de indução a geração de emprego e renda nas pequenas propriedades rurais, proporcionando ao agricultor a oportunidade de se manter no campo, mostrando a importância da pluriatividade (facilidade de criar postos de emprego devido à diversidade de atividades ligadas ao turismo rural) para o desenvolvimento rural, expondo ainda algumas experiências implementadas no Brasil.

Já o capítulo 03 discutirá a relação entre essa atividade e o desenvolvimento local, argumentando que coletividades locais podem incrementar e desenvolver suportes para atividades turísticas sem suprimir a tradicional atividade agrícola, enfatizando os impactos econômicos e sócio-culturais gerados pelo turismo rural que não necessariamente exige que a região onde será implantado tenha atrativos naturais extraordinários, e ainda neste capítulo será mostrada a importância desse segmento para o semi-árido brasileiro.

Por fim, no capítulo 04, será feito um levantamento das políticas e dos programas de incentivo à implantação do turismo no espaço rural brasileiro, destacando suas características e objetivos, analisando as perspectivas e iniciativas que visam à inovação e o ordenamento do território, enfatizando a nova dinâmica das atividades produtivas auto-sustentáveis em comunidades.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de O TURISMO RURAL: INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"