Gestão das microempesas do comércio de Sousa – Paraíba

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa
 

 

CAPÍTULO 2 - METODOLOGIA

A pesquisa metodológica pautou-se no critério de classificação proposto por Vergara (1997): quanto aos fins – foi uma pesquisa descritiva, uma vez que expôs o processo administrativo das empresas selecionadas, bem como, o funcionamento das atividades de marketing, recursos humanos e contábil-financeira dessas organizações comerciais; quanto aos meios – foi uma pesquisa de campo, esta teve por objetivo conseguir informações e/ou conhecimentos acerca do problema em tela e, a partir de então, procurar respostas e relações entre os fenômenos envolvidos.

Assim, o desenvolvimento da Pesquisa caminhou de forma integrada em sentido não linear entre a teoria e a prática. A Universidade troca informações e conhecimentos com a sociedade e o mercado, aumentando a sinergia entre os atores partícipes.

2.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A pesquisa em foco utilizou técnicas específicas, que objetivou coletar e organizar os dados sobre a temática abordada.

1º passo: Revisão da literatura que trata da gestão de empresas de pequeno porte e suas aplicações teórico-práticas.

2º passo: Na coleta de dados utilizou-se do instrumental questionário padronizado (Ver Apêndice A), com perguntas abertas, fechadas e semi-fechadas.

3º passo: Na tabulação dos dados os elementos foram classificados em grupos que apresentou características similares, de acordo com critérios previamente definidos no plano de trabalho, utilizando a estatística descritiva para análise dos dados.

4º passo: Apresentação de Resultados da pesquisa.

5º passo: Sugestões estratégicas para serem implementadas nas empresas comerciais de pequeno porte da cidade de Sousa – PB.


Google
 
Web eumed.net

 

Volver al índice de Gestão das microempesas do comércio de Sousa – Paraíba

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"