Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

AVALIAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DO PROJETO GAT

(Análise Benefícios/Custos)

METODOLOGIA

A avaliação sócio-econômica do GAT foi feita com a utilização da relação benefícios/custos, tendo em vista que é um índice muito utilizado pelo Banco Mundial em termos gerais, na avaliação de projetos privados e nada impede que também participe de projetos públicos ou sociais.

Para calcular esta relação, tem-se primeiro que calcular o valor presente dos benefícios e o valor presente dos custos, para se efetuarem os cálculos do índice. A fórmula utilizada para os valores presentes foi a seguinte: , ou simplesmente: , onde VPL quer dizer valor presente líquido, CF custo fixo, CVA custo variável atualizado à taxa de juros de mercado, pois somente desta maneira, conseguir-se-á efetuar o cálculo da relação benefícios/custos, tal como se encontra na tabela com seus resultados.

Essa atualização foi feita, pelo fato de que as despesas são efetuadas de maneira dispersa, isto é, no decorrer do ano, ou dos anos são comprados material de consumo direto e material permanente, precisando de uma homogeneização dessa dados para que seus resultados reflitam a realidade tal qual é.

A taxa de juros aplicada na fórmula, diz respeito a uma taxa de juros efetiva ou real, isto é, descontada a taxa de inflação, portanto, utilizou-se para 1984, r = 26%; para 1985, r = 35%; para 1986, r = 6% e para 1987, r = 7% que são taxas de juros para projetos agrícola estipuladas pelo governo federal.

Para os cálculos, foram utilizados dados primários, gerados pelo funcionamento do projeto que estava sendo estudado, isto é, dados colhidos "in loco", nas fazendas utilizadas.

O GAT é um projeto que está dividido em núcleos, compostos de cinco (05) fazendas cada, isto significa dizer: no núcleo de Sousa estão as fazendas de Prensa, Riacho dos Alcindos, Poço Redondo, Catolé e Santa Luzia; No núcleo de Boqueirão estão as fazendas de Serra do Pituassu, Serraria, Forquilha do Rio, Curtume e Campo Redondo; no núcleo de Pombal, as fazendas de Ipueiras, São João, Santa Isabel, Algodões e Lagoa Escondida e no núcleo de Picuí, as fazendas de Riacho Fechado, Ponta da Serra, Porteiras, Cauassu do Meio e Casa de Pedra.

Para os resultados que não foram conseguidos, procurou-se denominar por um símbolo para denotar algum significado, tal como ? que significa que existem custos, mas não existem benefícios, portanto, sem condições de resultado algum e - que quer dizer que não existem custos e nem benefícios, por isso, não existem resultados na relação benefícios/custos.

Estes foram os procedimentos utilizados nos cálculos de avaliações que foram fes neste trabalho do GAT, para o semi-árido paraibano que vem sendo trabalhado e observado ao longo de seus experimentos implementados neste projeto.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"