Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

AVALIAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DO PROJETO GAT

(Análise da Taxa Interna de Retorno)

RESUMO

Um método utilizado na avaliação dos projetos de Geração e Adaptação de Tecnologia - GAT, no semi-árido paraibano foi o cálculo da Taxa Interna de Retorno-TIR. Conhecendo-se a Taxa Interna de Retorno têm-se condições de saber até que ponto um determinado projeto é viável, ou não, isto relacionado com a Taxa de Juros Corrente - TJC. E, esta avaliação tem como objetivo fundamental, conhecer a "Taxa Interna de Retorno" dos projetos em cada fazenda para verificar a viabilidade, ou não, do projeto individualizado, ou em seu geral. A técnica de cálculo da Taxas Interna de Retorno" é uma técnica encomendada na metodologia do trabalho, de posse dos dados coletados, avalia-se o prosseguimento do projeto.

INTRODUÇÃO

Cerca de 55% de Estado da Paraíba é formada por terras semi-áridas que dificultam uma boa produtividade em termos de produtos primários, somente produzindo atividades típicas e de baixa rentabilidade, para a região e para as localidades circunvizinhas. Mesmo com estas terras de baixa produtividade, não se deve esquecer que existem maneiras de melhorar o processo produtivo, a fertilidade da terra e, sobretudo, o nível de vida dos agentes produtivos de baixa renda da região. Dentre as diversas maneiras de melhorar a situação do semi-árido paraibano está a geração e adaptação de tecnologias para os produtores que não tem condições de progresso com a situação em que eles vivem na atualidade.

Os homens do campo do Nordeste brasileiro são muito criativos, sobrevivem a todo tipo de crise que aparece na região. Um exemplo típico, é o caso das secas que assolam aqueles que vivem da produção da terra e procuram nela sempre extrair até o máximo de sua capacidade. Existem tecnologias típicas do homem do campo que devem ser aproveitadas, adaptadas no caso de adaptação de novas tecnologias, levar-se-á em consideração as pré-existentes. O que sempre tem aparecido nas regiões pobres dos sertões e cariris paraibanos e nordestinos como um todo, tendo somente projetos somente para trazerem recursos para governos e nunca para o povo.

Neste sentido, o projeto do GAT (Geração e Adaptação de Tecnologias) no semi-árido paraibano teve esta preocupação, valorizar o trabalhador do campo, proporcionar condições para que os agricultores de baixa renda da Paraíba tenham condições de dinamizar a sua agricultura através de orientação de melhor viabilizar a sua produção. O projeto do GAT tem obtido bons resultados para a região, considerando que os projetos envolvidos tiveram ganhos, assim como as fazendas modelo, mostraram incrementos na sua produção, tanto no que respe à produção efetivamente gerada, como na diversificação constatada depois da implantação desses projetos.

É possível conseguir-se uma gama muito grande de informações sobre o semi-árido paraibano e, em especial, sobre a atuação do GAT no Estado da Paraíba. Há uma série de informações de fundamental importância para aqueles que não conhecem, ou não tiveram acesso às informações do GAT, tal como: a evolução das fazendas ligadas, ou não, ao GAT. A viabilidade dos projetos do GAT no aproveitamento e de novas tecnologias nas fazendas de produtores de baixa renda do semi-árido. Este trabalho se ocupará de estudar a viabilidade dos projetos do GAT, com o método da Taxa Interna de Retorno escolhido para este trabalho.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"