Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

DIFERENÇAS INTER-ESTADUAIS EM EFICIÊNCIA NEUTRAL NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO: O CASO BRASILEIRO

INTRODUÇÃO

Em termos recentes, sobre comparação inter-regional de eficiência tecnológica, pouca atenção, tem-se dado a este tipo de estudo, tendo em vista, o vasto número de trabalhos, sobre as funções de produção. Os estudos feitos nesta área, têm sido desenvolvidos num alto grau de abstração, com obstáculos para uma aplicação prática no mundo real, a procura de uma solução aos problemas, que existem no cotidiano da economia. Muitos estudos empíricos e de importância fundamental surgiram, todavia, inicialmente, ligados à mudança tecnológica, dentro da ótica de crescimento econômico.

Hoje, esses estudos, têm se enveredado pelo campo do planejamento regional, tanto utilizados pelos pesquisadores, como pelos técnicos do governo. Ao verificar que as diferenças inter-regionais em eficiência técnica são verdadeiras, a tal ponto de identificar a contribuição dos fatores, para cada diferença, a sua importância, não está somente, no lado do crescimento econômico, mas, também, da eficiência na alocação e locação, sejam estendidos, ao estudo de maneira mais abrangente.

Observa-se, em vários estudos feitos sobre eficiência, a importância da dependência inter-industrial, dentro de uma nação, ou região e, deste modo, fez-se o possível, para testar, a seguinte hipótese: a eficiência produtiva de uma indústria está determinada pelo grau de diversificação industrial da região, ou nação, onde tal indústria está locada. Neste sentido, este trabalho objetiva estudar, a questão das diferenças de eficiência tecnológica, entre indústrias e, entre regiões, para o caso brasileiro, especificamente, para o ano de 1980.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"