Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

DIFERENÇAS INTER-ESTADUAIS EM EFICIÊNCIA NEUTRAL NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO: O CASO BRASILEIRO

RESUMO

Como se sabe, o acervo de trabalhos sobre economia industrial e, até mesmo, agrícola, tem pulverizado o mundo, com grandes criatividades, assim como, com compilações mal feitas. O importante é que, as funções de produção neoclássicas tem, dado uma contribuição bastante importante para explicação, da evolução da economia, em termos gerais, tanto do lado, de procurar entender, as economias de escala, de um processo produtivo, como, das economias externas, geradas por fatores, que se possam medir. Pois, são as economias, ou, deseconomias externas, geradas pela diversificação industrial, o objetivo principal deste pequeno paper, sobre a economia da transformação brasileira.

A hipótese principal, levantada neste trabalho, foi de que "a eficiência produtiva de uma indústria, está determinada pelo grau de diversificação industrial da região, ou nação, onde tal indústria está locada". Para se provar tal hipótese, utilizou-se das funções de produção neoclássicas Cobb-Douglas, em duas partes. Na primeira, a função de produção foi utilizada de maneira simples, ou pelo método dos mínimos quadrados ordinários (MNQO). E, na segunda, a função de produção Cobb-Douglas foi trabalhada de maneira restringida, quer dizer, estimada pelo método dos mínimos quadrados restringidos (MMQR), com resultados diferentes da primeira regressão.

De posse dos resultados do computador, que trabalhou com o “Statistical Package Science Social (SPSS)”, obtiveram-se resultados, por um lado, esperados e, por outro, surpreendentes, tendo em vista, que o produto computacional, gerado pela regressão, muitos não foram aceitos, pelos testes, impostos a cada variável e os resultados aceitos, foram poucos, como mostra a tabela 4. O importante, é que, esta simulação dará condições a planejadores, ou tomadores de decisões, a enxergar a problemática industrial brasileira, com muito cuidado, pois, observou-se que o setor de transformação do país, deve direcionar uma política mais eficaz, ao desenvolvimento e bem-estar (well-faire) econômico, ao povo desta nação.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"