Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

PODER DOS MONOPÓLIOS

ACESSO À TECNOLOGIA

Mais um elemento que expressa o poder de monopólio é o acesso à tecnologia moderna, tais como a novas criações e as mais recentes inovações, contudo, nem todos os empresários têm condições de adotar tecnologias que façam competir de igual por igual com o seu companheiro de produto semelhante. A divisão de empresas em micros, pequenos, médios e grandes, consequentemente empresários, já dificulta o acesso à tecnologia mais inovadora, tanto no contexto nacional, como no internacional, pois para os micros e pequenos industriais, isto fica pior ainda. Modernidade tecnológica significa melhor acesso ao crédito, significa recursos próprios suficientes para tal aplicação e, sobretudo, quer dizer, pessoal qualificado para tal fim, entretanto, esses recursos não estão à disposição dos empresários como um todo, mas para alguns privilegiados e bem conceituados no sistema.

É claro que todas as empresas trabalham com a sua tecnologia disponível, isto significa dizer, tecnologia ao nível de cada uma delas, desde tecnologia atrasada à tecnologia adiantada, porque tecnologia é o modo como se faz um produto, ou uma coisa qualquer, entretanto, ter acesso à tecnologia moderna que envolve compra de conhecimento, a coisa já se complica um pouco. Ter acesso à modernidade tecnológica é um instrumento de poder de monopólio, pois os senhores oligopolistas (monopolistas), de posse de tecnologias modernas jamais entregarão à empresa competidora para lhes fazer concorrência direta ou não. Este acesso fica muito mais difícil a empresas de tamanhos menores do que as competidoras, e isto é uma forma de pressão para que a hegemonia de algum grupo se perpetue e continue o seu processo de dominação, fomentado até ideologia.

Finalmente, a pressão de grupos potentados é muito forte sobre aqueles que não têm condições de concorrência e muito maior ainda é sobre seus competidores diretos e, em especial, quando há comercialização de muitos produtos semelhantes ou quase semelhantes em determinados mercado ou nas proximidades. Com esta condição de hedonismo, de ganância, de egoísmo e de luta pelo poder, fica patente que o acesso de pequenos empresários à tecnologia fica cada vez mais restrito, pelas próprias condições bancárias de restrição ao crédito financeiro que é imposto. É desta forma que os oligopólios exercem poder de cartelização sobre a economia, cujo objetivo fundamental é a sobrevivência da empresa dominante a qualquer custo, pois, quanto maiores forem os lucros melhor e maior é o seu poder de dominação e usurpação dos parcos recursos da sociedade.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"