Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

A DIFÍCIL MISSÃO DO ECONOMISTA

 

OS MEIOS DE TRABALHO DO ECONOMISTA

A complexidade do termo “ser economista” surgiu simplesmente porque ele trabalha com custos, com administração, com programação, com estatística, com projetos e muitos outros instrumentos que têm vida própria, cujos seus executores foram tomando consciência e assumindo seu posto como profissionais. Todavia, o economista assumiu pouco a postura como pensador da Economia, quer seja do Estado, quer seja da empresas, dependendo de sua colocação dentro do mercado de trabalho, cujas profissões afins são apenas executoras de tais tarefas. O economista pensa e determina, as outras profissões recebem a tarefa e executam-nas, dentro dos seus princípios de administração, de contabilidade, de gerência e muitas outras que lhe estão ligadas como suporte de progresso e desenvolvimento metodológico.

A História e a Geografia são duas ciências que auxiliam a Economia, entretanto, tem tomado nos últimos tempos, posição de economistas, pela sua próxima ligação com os afazeres da Economia, mas os historiadores e geógrafos não podem ser economistas tal como assumem nos dias de hoje. O importante é que cada profissão se conscientize de sua tarefa e busque exercitá-la com firmeza e capacidade, tendo em vista que, cada parte dessa, tem a sua importância no contexto da ciência como um todo, que é a busca da verdade dos fatos econômicos. Justamente com relação aos instrumentos de trabalho do economista, é que surge a confusão de qual é a atividade real do economista que usa diversas profissões para proporcionar base ao seu trabalho de busca de eficiência econômica na empresa e no Estado.

A confusão entre o curso de Economia e as outras ciências, não é basicamente a maneira como trabalha, mas a apresentação dos fatos à sociedade, como que, alguém quisesse aparecer, com toda a sua vaidade e orgulho de conhecedor da realidade profissional, que pertence a outra ciência. A indefinição que surge quanto ao trabalho do economista não é de sua exclusividade, pois as outras profissões tipo Administração, Contabilidade, História, Geografia e algumas outras também passam pelo mesmo processo de confusão. Todas as ciências sociais esquecem que a Economia é o ponto essencial na condução da humanidade, ou quase todas que estão em evidência no mundo moderno, cujo seu conteúdo, está sendo invadido pelas co-irmãs que até poucos tempos atrás, tinha um campo muito restrito de atuação.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"