Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

A DIFÍCIL MISSÃO DO ECONOMISTA

 

O QUE É SER ECONOMISTA?

A atividade do economista tem se tornado cada vez mais confusa ao longo da história, tendo em vista que ela podia assumir a atividade do administrador, do contador, do programador, do estatístico, cujas profissões foram sendo assumidas pelos seus verdadeiros profissionais. As profissões que o economista assumia não tinham uma definição bem delineada, dando margem a que o economista como administrador pudesse executar a mesma atividade, tendo em conta que existe uma grande confusão quanto a verdadeira atividade desse profissional. Sendo assim, a necessidade de saber o verdadeiro trabalho do economista fica cada vez mais patente, para que ele possa assumir corretamente a sua profissão, como orientador dos problemas econômicos governamentais e empresariais privados.

O economista está acima das atividades do administrador, do contador, do gerente, do estatístico, do programador e de muitas outras profissões que, na atualidade estão se consolidando, como atividades que devem lhe ser individualizadas e proporcionar soluções às tarefas que lhes competem como tais. O economista trabalharia para o setor privado, isto é, para as empresas que, ao estudar a sua dinâmica, busca um direcionamento dos seus recursos escassos, com objetivo de fazer a empresa crescer e proporcionar um bem-estar a todos os seus trabalhadores e consumidores. Por outro lado, o economista também serve ao Estado, investigando os problemas que o cercam, dando viabilidade a todas as questões econômicas que apareçam e que tenham como objetivo, o equilíbrio da organização econômica para o progresso da humanidade em todos os tempos.

Para ser um verdadeiro economista é preciso que o estudante cumpra sua carga de formação nas disciplinas que lhe possam deixar pensar com conhecimento em administração, contabilidade, marketing, análise de balanço, avaliação de projetos e algumas outras disciplinas que lhe ajudam. O processo de investigação, de observação e de ouvir os técnicos é fundamental, para que as deliberações econômicas sejam coerentes com uma solução que a economia possa proporcionar para dirigir melhor os recursos que a sociedade dispõe para aplicação. O verdadeiro economista não se conhece nos tempos modernos, tendo em vista que qualquer pessoa que fala uma linguagem econômica passa a ser economista, especificamente outros técnicos que não conseguem emprego no seu mercado de trabalho.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"