Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA ECONOMIA

OS FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA

Aqui neste trabalho objetiva mostrar as relações existentes da história com a economia, visto aquela relata os fatos, localizando-os no tempo e no espaço e esta estuda a alocação dos recursos escassos da sociedade, necessita localizá-los numa localização cronológica. A economia tenta resolver os problemas econômicos quer seja estáticos ou dinâmicos, lançando mão dos relatos históricos para melhor direcionar as decisões de um fazer perfeito, isto é, não incorrendo nos erros do passado, como ainda se incorre hoje em dia. Não se pode pensar em economia sem buscar na história as justificativas mais plausíveis à tomada de decisões que qualquer administrador, cientista econômico, ou economista propriamente dito no uso de suas atribuições, construir a verdade econômica.

Os grandes problemas da humanidade em termos de economia, tal como as crises que tem ocorrido, os progressos econômicos, a Revolução Industrial, a Revolução Agrícola, a Revolução Financeira e muitas outras formas de problema que a humanidade tem enfrentado, sempre têm a ajuda da história. Mesmo que se queira dar um caráter particularizado à economia estática, não se pode esquecer que a história também esteja e está presente, indicando onde está errado e onde está certo pelo prisma do processo evolutivo da humanidade. Desta forma, a história exerce a sua grande influência na economia como elemento basilar da solução dos problemas econômicos que todos atravessam em todos os tempos, pois o fundamento mais importante são os documentos históricos que proporcionam sustentáculos.

Nenhum ponto dos fundamentos econômicos que a economia moderna trabalho prescindiu da participação da história, cujos dados documentais e com a força do raciocínio lógico conseguiram desvendar alguns mistérios que os cientistas da economia com os instrumentais econômicos, não conseguiram entender. Pode-se dar uma caminhada pela trajetória da história econômica e verificar que sem o auxílio dos hieroglifos, dos papiros mofados e da intransigência dos historiadores, não se chegaria a descobrir a resposta a alguns questionamentos importantes da economia. Finalmente, não se deve fazer história da economia, todavia, deve-se fazer economia com história, pela sua participação inquestionável e necessária para as grandes descobertas econômicas de todos os tempos que ainda não se conseguiu.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"