Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA ECONOMIA

INTRODUÇÃO

A economia mundial tem passado por diversos pontos de vista, tal como o político, o filosófico, o geográfico, o sociológico e porque não dizer o histórico, que vai buscar nos mais longínquos museus do mundo e nos escritos particulares guardados no fundo do baú, as respostas para os problemas econômicos. A história tem a sua participação mais fidedigna aos acontecimentos econômicos da atualidade, mostrando claramente com documentos que os fatos de hoje são reflexos do que aconteceu em algum tempo atrás. Sendo assim, objetiva-se neste pequeno trabalho indicar alguns parâmetros, cuja história se detém, como basilares para uma explicação correta e sensata sobre os problemas que a economia atravessa e que muitas vezes não são considerados como elementos fundamentais.

Quando se começam trabalhar os fatos econômicos, tem-se observado que sem uma localização histórica não há condições de que se possa propiciar uma terapia salutar para um problema que não se conhecem as suas verdadeiras raízes ao longo da dinâmica que só a história estuda com profundeza. Neste trabalho, usa-se a observação comparativa dos historiadores para compreender como os documentos registram e se podem extrair conclusões sadias, que realmente avancem na explicação de um desajuste econômico, como as crises atuais. Além desse processo, os relatos históricos denotam as falhas históricas, cujos economistas das teorias estáticas não consideram como explicativos no processo de entendimento de um ótimo pareteano do equilíbrio geral de uma economia que é dinâmica e inovadora.

Frente a isto, espera-se com este trabalho contribua com uma nova visão da economia, sem esquecer que não existindo o ótimo pareteano, ou ponto de eficiência, pode-se chegar a uma teoria do segundo melhor, ou ineficiência X que mostra uma situação de competição imperfeita do século XX. É por isso que não se conseguem os dados necessários a uma compreensão histórica da economia, caindo-se sempre em juízo de valor, cuja simulação é estimativa, pode-se dizer é intuitiva, sem a utilização dos levantamentos históricos para um trabalho sério. Em suma, a história é imprescindível para um bom entendimento da economia, cujo objetivo é resolver os desajustes econômicos, causa maior das calamidades que a humanidade atravessa, cujo progresso tecnológico abunda em todos os recantos do mundo.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"