BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

INTRODUÇÃO AO MARKETING PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE


Maria de Fátima Nóbrega Barbosa

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (92 páginas, 306 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

Capítulo 6. Estratégias  de  Marketing  Para  os Clientes Internos

Procura-se neste capítulo dar relevância às estratégias de comunicação, formação e motivação destinadas aos clientes internos[1]. Seguem comentários de cada uma dessas atividades, mostrando a importância que as mesmas apresentam em qualquer tipo de empresa.

Estratégias de Comunicação

Comunicação Interna - Toda empresa precisa ter uma comunicação eficiente com os seus empregados. É a partir dessa comunicação que a empresa fica em contato com tudo que gira ao seu redor e que a influencia de maneira favorável ou não. Dessa forma, dentre outras coisas, ficará a par dos últimos problemas que os funcionários enfrentaram, se o produto está saindo com a qualidade exigida, como os clientes externos estão comportando-se em relação ao produto e/ou serviço. São questionamentos que envolvem a satisfação total da empresa, entendida esta como a satisfação total dos clientes internos e externos. A estratégia de comunicação interna é de fundamental importância quando do desenvolvimento da estratégia geral da empresa. Essa comunicação, dentre outras coisas, irá permitir: através de normas internas, mostrar como o trabalho será desenvolvido em cada setor da empresa e qual a tarefa de cada empregado, como também a responsabilidade exigida em cada caso; promover a cooperação, a coordenação e, fundamentalmente, a motivação entre os empregados, uma vez que terão a oportunidade de formarem uma coletividade tratando de interesses comuns, como queixas, sugestões, expectativas, enfim, qualquer problema que possa contribuir para o desequilíbrio da organização. A partir dos dados obtidos nesse tipo de comunicação, a empresa terá subsídios mais consistentes para um planejamento efetivo.

Para que a comunicação atinja seus objetivos, é de fundamental importância que siga alguns pré-requisitos, sendo os mais importantes a forma como será transmitida e qual o conteúdo que irá transmitir. A comunicação pode ser transmitida de forma descendente, de forma ascendente e de forma horizontal. Serão vistos a finalidade de cada uma delas, bem como o conteúdo que as mesmas poderão abordar.

A comunicação descendente tem por finalidade comunicar de cima para baixo, ou seja, da direção até os subordinados. Os meios mais utilizados nesse tipo de comunicação são: manual para empregados, boletins informativos, cartas pessoais dirigidas aos empregados, dentre outros. Quanto ao conteúdo, poderá abordar questões sobre o pessoal, sobre o posto de trabalho ou sobre a organização. Em relação ao pessoal, os temas podem ser: salário e gratificações, oportunidade de ascensão, procedimentos disciplinares, entre outros. Com relação ao posto de trabalho, podem ser questionados: qualidade exigida do trabalho, normas de segurança, desempenho do pessoal ou outros similares. Tratando-se da organização, alguns itens podem ser discutidos, como: história e desenvolvimento da empresa, políticas de comercialização, cultura da empresa, sua posição em relação à concorrência e assim por diante.


[1] São os funcionários ou empregados da pequena empresa.
Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet