BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

INTRODUÇÃO AO MARKETING PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE


Maria de Fátima Nóbrega Barbosa

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (92 páginas, 306 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

Capítulo 5. Estratégias de marketing

5.1 - Algumas Definições de Estratégia

“A estratégia do produto/mercado representa a rota escolhida para alcançar objetivos da empresa por meio do portfólio de produtos que se comercializam frente aos segmentos de mercado selecionados”. (Chistopher Majoroy Mc Donald).

“Determinação das metas a longo prazo e dos objetivos da empresa, assim como a adaptação dos recursos e a ação e fixação de recursos necessários para alcançar essas metas”. (Alfred D. Chandler).

“Um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os objetivos da empresa”. (Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira).

Segundo Koenes[1], nem todas as pequenas empresas devem seguir as mesmas estratégias. Também não é necessário aplicar a mesma estratégia a todos os produtos ou serviços de uma mesma empresa. Significa que cada estratégia deve responder as condições internas e externas de cada empresa em particular. Faz parte das condições internas, dentre outros: pontos fortes e fracos, estrutura e capacidade financeira, objetivos pessoais do dono, valores imperantes na cultura da organização. Quanto às condições externas, tem-se: situação do ambiente, mercados e suas tendências, problemas e oportunidades, competidores, dentre outros.

Levando-se em consideração a autora supracitada, estratégia “é a seleção de um curso de ação futuro que permita, a partir dos objetivos estabelecidos com anterioridade, otimizar a gestão dos recursos que se utilizarão no processo de lucro dos ditos objetivos”[2].

Observando-se as definições de estratégia em pauta, percebe-se que essas definições podem ser divididas em duas partes: primeiro, tem-se o estabelecimento dos objetivos que se pretende alcançar; segundo, o desencadear do curso de ação que a empresa deve seguir para atingir seu objetivo. Em termos práticos, pretende-se responder aos seguintes questionamentos: aonde queremos chegar? como vamos chegar lá?

Quanto à formalização de estratégias de marketing é importante que sejam definidos os objetivos de marketing, que são os resultados de mercado que deverão ser alcançados.

É importante frisar que muitos donos de empresas crêem que os objetivos de marketing sempre devem ser estabelecidos em termos de venda. Isto é incorreto. E para o direcionamento de nosso trabalho a “filosofia” adotada será aquela que irá priorizar a satisfação das necessidades, desejos e expectativas dos nossos clientes. Isso irá definir qual a participação de mercado que tem essa empresa.

Pautando-se ainda na coleção “Guias de Gestion de la Pequeña Empresa”, a empresa deve evitar alguns erros quando da elaboração de planos estratégicos, são eles:

Elaborar planos de ação sem antes haver definido com precisão os objetivos que se pretende alcançar;

Elaborar planos setoriais (por produtos, serviços, por áreas, por mercados) sem que respondam a um desenvolvimento global) que determine quais são as grandes linhas estratégicas que deve seguir a empresa (como um todo);

Elaborar planos para um mesmo produto/serviço ou área ou mercado sem que tenham continuidade no tempo e entre si. [3]

Antes de abordar as estratégias de marketing destinadas aos clientes externos, quais sejam: estratégias de produto, estratégias de preço, estratégias de distribuição e estratégias de comunicação, convém fazer alguma consideração sobre a estratégia básica de marketing.

O que significa estratégia básica de marketing? De acordo as idéias contidas na coleção, “Guias de Gestion de la Pequeña Empresa”, a estratégia básica de marketing, como o próprio nome sugere, significa a base primordial, a partir da qual as estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação serão estabelecidas e desenvolvidas. Dessa forma, a estratégia básica de marketing irá guiar com precisão, nos mínimos detalhes, todos os passos que serão dados por cada setor de forma isolada, ou seja, produto, preço, distribuição e comunicação.

O desenvolvimento do plano estratégico segue, porém, os seguintes passos representados pela figura 3.


[1] Guías de Gestión de la Pequena Empresa: el marketing y su utilidad en la pequena empresa, p. 77.

[2] Ibidem, p. 77.

[3] Avelina Koenes (Org.), passim.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet