O preço em oligopólio
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

MERCADOS: DA ABSTRAÇÃO À DESIGUALDADE SOCIAL

 
 
Luiz Gonzaga de Sousa

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (74 páginas, 991 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

O preço em oligopólio:

Existem duas maneiras de determinação de preço, conseqüentemente sua determinação no mercado, em um sistema oligopolistico: a primeira é dada pela empresa barométrica, e a segunda é pela empresa dominante, não estritamente pela planilha de custos industriais (SCHERER: 1979; pp. 62-72).

A liderança preço pela empresa barométrica, faz-se não pela firma mais poderosa, mas sim pela empresa líder, isto quer dizer, uma empresa anuncia uma mudança no preço de forma conluiada, e as menores a seguem sem restrição.

Para a firma dominante, esta anuncia um aumento no preço de acordo com suas conveniências, e força as empresas associadas ao cartel a seguirem essa determinação, e aí está uma ordem de dominação e não de liderança como no caso anterior (LABINI: 1980; pp. 109-112).

Bem-estar no oligopólio:

Em uma estrutura oligopolista, envolve-se um pouco de monopólio de maneira indireta, e isto faz com que os preços tenham um certo grau de liberdade para o grupo dominante no mercado. No longo prazo, não existe nada que garanta uma produção efetiva ao custo médio mínimo, onde o sistema de competição perfeita estaria atuando.

O oligopolista também deseja gananciosamente o lucro máximo, e o faz onde o preço for maior do que o custo marginal; pois, como corolário o custo médio de curto prazo e de longo prazo serão iguais.

O bem-estar (well-faire) social e econômico é a meta fundamental de toda uma comunidade que trabalha por uma melhoria de renda, e uma melhor distribuição dos recursos da sociedade, para que a produção seja satisfatória e ao menor custo de dispêndio pelo consumidor na sua obtenção para a satisfação de seus desejos.

Desde que o preço seja cobrado acima dos custos médios ou o preço seja maior do que os custos marginais, o bem-estar social e econômico não existe de forma equânime, porque neste sistema sobressai a exploração dos empresários sobre os trabalhadores, ou consumidores.

A competição monopolista e o oligopólio se deparam com uma estrutura econômica e social bem distante da competição perfeita, que é o paradigma ideal na história da economia; porém, o processo de acumulação e concentração de capital está na estrutura de mercado imperfeito, exacerbando o processo de exploração sobre a humanidade, cujo nível de bem-estar ser uma abstração, sem dúvida alguma sem aplicação a uma realidade.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet