Oligopólio versão clássica
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

MERCADOS: DA ABSTRAÇÃO À DESIGUALDADE SOCIAL

 
 
Luiz Gonzaga de Sousa

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (74 páginas, 991 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

Oligopólio versão clássica:

A questão do oligopólio surgiu pela primeira vez, com um trabalho analisando um caso específico de duopólio, feito pelo cientista francês Augustin Cournot (1838) , onde ele coloca o problema de uma fonte de água mineral, cujo trabalho foi publicado por volta de 1838. Cournot faz referência a duas fontes de água mineral de propriedades diferentes.

Poucas crenças têm-se dado ao caso dos duopólios, exceto nos casos da teoria dos jogos, e de Hotelling. Dado esse desprezo ao problema, do duopólio, Machlup (1952) faz o seguinte comentário: a familiaridade com os modelos clássicos tem-se tornado um requisito de um teórico em economia, mesmo se isso o ajude mais na compreensão da linguagem tradicional do que na análise dos problemas reais.

Isto tem uma razão de ser, visto que as explicações do complexo mercadológico, parte das simulações mais simples para se verificarem as interrelações que existem no processo como um todo.

A hipótese fundamental adotada por Cournot é aquela que diz que o empresário espera que seu rival nunca mude sua produção. Um comerciante B no mercado, sempre espera que um outro A venda as suas OQ’ quantidades. A situação CQ é vista para B como a parte que lhe é cabível para demanda, e assim ninguém toma o mercado do companheiro, mas sim ajuda a suprir as deficiências do mercado.

Ainda nos modelos clássicos, existe o de Edgeworth (1897) , onde ele faz uma simulação com duas empresas homogêneas, e o custo marginal é zero. A análise deste modelo é semelhante ao modelo de Cournot; porém, com ligeira diferença, a ponto de que o modelo de Edgeworth ter mais precisão do que o de Cournot, como frisa Hotelling, se bem que este não prefere nenhum, e condena os dois paradigmas.

Por fim, a teoria dos jogos, apresenta como um instrumento bastante valioso para os estudos do oligopólio. A teoria dos jogos surgiu com o trabalho de John Von Neumann e Oscar Morgenstern (1953) . Este modelo pretende mostrar as regras do jogo no negócio, onde cada tipo de atividade possui as suas regras para a sua eficiência direcionada para o sucesso da atividade.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades