Diferenciação do produto
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

MERCADOS: DA ABSTRAÇÃO À DESIGUALDADE SOCIAL

 
 
Luiz Gonzaga de Sousa

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (74 páginas, 991 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

Diferenciação do produto:

Para diferenciar um produto significa, antes de mais nada, levar produtos iguais ao mercado, que possuem ligeiras diferenças, tais como: embalagem, processo de produção, propaganda, distribuição, ou qualquer complemente distinto um do outro.

A diferenciação de produto é mais um custo que a sociedade incorre, pelo fato de que os produtores, ou distribuidores procuram forçar de qualquer maneira a venda de seu produto no mercado tendente a concentração.

Em um gráfico bidimensional bem estruturado, pode-se verificar o ponto em que a firma fica dentro do processo de diferenciação de seu produto, fazendo ver que a diferenciação torna os custos maiores, conseqüentemente um preço mais elevado do produto, levando assim a uma produção menor com custos elevados, isto é, P > CMg.

A curva de custo médio de curto prazo está representada por CMeC. A letra D significa a demanda ou receita média. No eixo vertical, têm-se valores monetários, e no eixo horizontal a quantidade produzida. Em T, caracteriza-se o ponto de equilíbrio que é a tangência entre o custo médio de longo prazo e a demanda DD’ negativamente inclinada.

O CMe é normalmente em forma de U, devido ao argumento de que muito pequena ou muito grande a produção é difícil, e dispendioso de produzir. Conseguem-se grandes economias de escala só no ponto além dos custos administrativos e retornos decrescentes por causa da presença da escassez de insumos que fazem aumentar os custos de produção.

Desta maneira, T deve-se encontrar à esquerda do mínimo do CMeL. Ao contrário do que ocorreria em concorrência perfeita que em longo prazo produziria em M, Todavia, em uma competição monopolistica, a quantidade produzida é menor, a um custo maior.

No gráfico acima, pode-se notar que a partir do momento em que a firma fica maior, os custos são reduzidos até chegar em T. Olhando novamente o gráfico, pode-se notar ainda que existe um intervalo entre Qd e Qc, chamado de excesso de capacidade, dito por Chamberlin de custo pela diferenciação.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades