CUSTOS CONSTANTES - CUSTOS CRESCENTES - CUSTOS DECRESCENTES
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

MERCADOS: DA ABSTRAÇÃO À DESIGUALDADE SOCIAL

 
 
Luiz Gonzaga de Sousa

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (74 páginas, 991 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

CUSTOS CONSTANTES - CUSTOS CRESCENTES - CUSTOS DECRESCENTES

Indústria com custos constantes:

Neste tópico, pode-se justificar que uma expansão da firma ou indústria resulta em uma variação igual nos preços dos insumos que os empresários utilizam.

Os gráficos que se seguem demonstram claramente esta situação industrial. DD’ significa a curva de demanda, e SS’ é a curva de oferta de curto prazo no mercado.

Gráfico 5 e 6

Ao se dar uma variação de DD’ para D D , no curto prazo, tem-se o preço agora em P e cada firma expandirá sua produção para Q , pois estará obtendo lucro econômico e novas firmas estarão entrando na indústria.

Todavia, com custos constantes, a entrada de novas firmas não altera os custos das firmas existentes na indústria. A indústria de custos constantes tem uma curva de oferta de longo prazo horizontal. As firmas podem produzir indefinidamente, dependendo das condições de demanda.

Indústria com custos crescentes:

Os gráficos a seguir procuram explicar os custos crescentes na indústria, derivando a oferta de longo prazo.

Gráfico 6 e 7

No primeiro gráfico podem se ver os custos médios de longo e curto prazo, na hipótese heróica de competição perfeita. Assim, DD’ é a demanda de mercado, e SS’ é sua correspondente oferta. Porém, ao haver um deslocamento para a direita da demanda, isto implica que os preços se elevam para P , gerando lucros econômicos; e, conseqüentemente entrada de novas firmas que necessitam de insumos, e estes, com preços crescentes, significam custos crescentes.

Desta forma, no gráfico da firma, tanto as novas firmas como as velhas, têm novas curvas de custos no longo e curto prazos, no caso CMeL’ e CMeC’ . Entretanto, se as curvas de custo marginal, se deslocam para a esquerda, então a oferta também se desloca para a esquerda, gerando assim a curva de oferta de longo prazo da indústria, SL.

Uma firma de custo crescente gera uma curva de oferta de longo prazo positivamente inclinada. Para este caso, adota-se o mesmo tipo de analise do caso anterior.

Um aumento de demanda vai provocar lucros econômicos e entrada de firmas novas para participar dos lucros astronômicos, diminuindo o preço de mercado, porém, neste caso, os preços tendem a subir por causa da alta dos preços dos insumos no mercado de fatores de produção.

Indústria com custos decrescentes:

Para este último caso, a análise é semelhante, pois aqui se trata de caso contrário, como demonstram os gráficos a seguir. As curvas CMeL e CMeC representam as curvas de custos médios de longo e curto prazos, no outro gráfico, tem-se DD’ e SS’ representando as demandas e ofertas do mercado.

Gráfico 6 e 9

Veja-se a análise de uma indústria com custos decrescentes, decorrentes de preços externos decrescentes. Para este caso, tem-se que uma expansão da indústria levará a uma redução nos custos das firmas estabelecidas, portanto, ter-se-á um novo preço de equilíbrio em P , produzindo OQ unidades de produção a custos médios de longo e curto prazos do tipo CMeL e CMeC .

Uma indústria de custo decrescente gera uma curva de oferta de longo prazo decrescente ou negativamente inclinada. Isto significa dizer que aumento de produção é acompanhado de uma redução de preço, realizando desta forma, economias externas, incompatíveis com uma estrutura de mercado que esteja em competição perfeita.

As economias externas ocorrem quando a indústria se expande em decorrência de melhoramentos externos de infra-estrutura do parque industrial, melhoramentos nos sistemas de transportes, excesso de fatores de produção, etc.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet