ESTRUTURA DE MERCADO
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

MERCADOS: DA ABSTRAÇÃO À DESIGUALDADE SOCIAL

 
 
Luiz Gonzaga de Sousa

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (74 páginas, 991 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

ESTRUTURA DE MERCADO

Ao longo dos tempos os mercados assumiram caracterizações diferentes, pois, aqui, tenta-se provar que as desigualdades sócio-econômicas de qualquer país originam-se da forma como funcionam as relações econômicas e sociais no mercado, impulsionadas pela ganância, orgulho, vaidade, e outras questões psico-sociais, não reguladas pelo Estado, de tal maneira que essas patologias sociais deturpam o sentido de mercado liberal, ou neo-liberal dos tempos modernos.

Todavia, o contexto em que consumidores e produtores se encontram para intercambiarem produtos, determina o preço e a quantidade de um certo produto, assim como em outros mercados, cuja integração é inevitável, e seu funcionamento está montado em uma estrutura de mercadologia ideal, ou como se pode dizer abstrata (MILLER: 1981; p. 237).

Este tipo de mercado está fundamentado em uma estrutura perfeitamente competitiva, que significa uma referência à natureza e extensão no comportamento dos elementos participativos, na busca de satisfação das necessidades humanas, quais sejam dos consumidores, e/ou produtores, que estão presentes em alguma sinergia especial de mercado (BILAS: 1975; pp. 197-198).

Esta situação é bastante delicada porque, ao longo da história, a analise mercadológica encontra-se em uma posição crítica, devido a analise tradicional da microeconomia da concorrência perfeita ser um caso ideal organizado pelos filósofos do século XVIII, conhecido como economia liberal (GOMES: 1977; p. 23-25).

Por outro lado, o processo de acumulação de capital fez surgir a competição imperfeita, e uma conotação de mercado que são os oligopólios, e a competição monopolística. Daí existir a grande questão de como se saber em que tipo de mercado se encontra determinado produto, ou grupo de produtos disponíveis ao consumo humano, ou social (MANSFIELD: 1978; p. 279).

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades