ECONOMIA, POLÍTICA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

ECONOMIA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Luiz Gonzaga de Sousa

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (209 páginas, 736 kb) pulsando aquí

 

 

 

INTRODUÇÃO

             Este trabalho tem como objetivo levantar alguns questionamentos sobre a vida social e econômica de Campina Grande e de sua circunvizinhança, porque o importante não é somente trazer à discussão tudo o que aconteceu numa cidade, mas, aquilo que pode influir nas posições de seu derredor. É o caso desta cidade, que tudo que é feito no seu interior; todos aqueles que direta e indiretamente vivem de sua economia e sua vida social tem recebido a sua influência e os seus efeitos. É claro que os acontecimentos presenciados em Campina Grande, afetam a Pocinhos, Esperança, Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Puxinanã e muitas outras cidades que copiam fervorosamente, já levando em consideração que vai dar certo.

            Isto é uma verdade e não é pecaminoso caminhar por estas veredas, tendo em vista que, se as pessoas têm condições de fazer as coisas certas, ou com o mínimo erro possível, nada mais correto do que eliminar os riscos e partir seguro. Esta imitação tem seus pontos positivos, assim como, têm o seu lado perigoso, isto é, na hora que essa imitação for entendida errada, certamente levará a uma queda bem maior, por causa do efeito dominó. Por isso, é preciso muito cuidado e muita visão, para que a imitação seja trabalhada dentro do princípio de uma avaliação e de um estudo sério para verificar, se sua aplicabilidade deve ser feita e quais as perspectivas de sucesso. Isto é importante e fundamental, quando se devem tomar decisões considerando-se que tal modelo não é original e precisa se adaptar a uma nova realidade.

            O primeiro trabalho apresentado nesta coletânea é um estudo feito sobre a questão política comunitária, que teve origens nos anos cinqüentas, perdura até os dias atuais e seus resultados políticos para a comunidade são cada vez menores. Estudou-se a origem do movimento comunitário na cidade; quem trouxe; assim como, os primeiros momentos no país e qual a relação existente na vida política do município, no estado e na nação. Isto demonstra o início também da formação política de muitos Vereadores, Prefeitos, Deputados, Senadores, Governadores e Presidente da república, que tiveram suas origens políticas nos levantes comunitários e porque não dizer estudantil e sindical.

            Feitos esses estudos da formação política dos movimentos que levaram a transformações na política partidária do município, buscou-se conhecer as origens econômicas de Campina Grande, isto é, quais os inícios da economia da cidade? Como se desenvolveu essa estrutura econômica e como vive na atualidade? As respostas foram adquiridas ao longo de observações, perguntas a pessoas de idade e, sobretudo, leituras em livros e artigos de escritores conhecidos e abalizados neste assunto. É importante frisar que também, buscou-se nos órgãos de classe tipo FIEP, CDL, Associação Comercial e algumas outras mais, algumas explicações literárias, ou estatísticas sobre a economia campinense, tanto no que respeita à sua origem, como à trajetória atual de sua vida social e econômica.

            No transcorrer dos anos, das décadas, ou dos séculos, Campina Grande presenciou muitos fatos importantes na sua vida política, passando pelos golpes militares, sobrevivendo aos regimes coronelistas que imperam em lugares subdesenvolvidos, pobres e, sobretudo, em cidades do interior. Aqui neste trabalho, no campo da política, viveu-se a década de 1980, tentando mostrar o que estava acontecendo no cotidiano dos mandantes, ou caciques políticos, bem como, o que acontecia nos bastidores de uma política partidária. Pois, como se sabe, nos movimentos internos de cada partido, correm muitas águas, que a comunidade eleitora não conhece e dificilmente compreenderá a intensa briga que existe pelo poder, nem sempre político, mas, interligado com o econômico, que é quem determina tudo nas relações humanas.

            Nestes estudos levantados, tentou-se, também, investigar a vida social e política de algumas pessoas e instituições que influenciaram e ainda hoje influenciam no desenrolar econômico, político e social da cidade. É importante ver como se interrelacionam as pessoas; como se cria uma liderança e como essa liderança se comporta perante a sociedade, pois, liderar é muito difícil e sério, tendo em vista que mexe com o psiquismo de cada ser humano. Campina Grande criou vários líderes que são respeitáveis; que são venerados pela cidade e pela região, dada a sua estrutura de convivência e tratamento político que as pessoas necessitam em seus dia a dia, pois, essas lideranças são patrimônios que devem ser conhecidos, não somente no momento de sua atuação política, entretanto, deverá ficar à posteridade.

            Quanto aos movimentos sociais da cidade, não se deve esquecer a formação das Sociedades de Amigos de Bairro, cujo objetivo fundamental é defender o bairro do desprezo dos governantes municipais e estaduais e procurar defender os direitos do cidadão da localidade. Com este movimento, conseguiram-se alguns melhoramentos para os bairros, mesmo não sendo o que a sociedade almejaria, mas, foram passos dados e bem dados, rumo a uma estrutura política que o bairro necessita. É claro que esse trabalho teve momento de pique e instantes de baixa, tendo em vista a situação econômica do país que levou, ou leva os líderes a se venderem por um empreguinho para si, ou para seus familiares. É uma vergonha, cuja situação, pode-se até compreender, entretanto, fica muito difícil de aceitar, pelo tipo de trabalho que é próprio de líder.

            Observa-se em Campina Grande, um povo bastante politizado, com atuação de vanguarda muito forte, não somente quanto aos problemas locais, como também de âmbito nacionais, pois, os reclamos do país, foram ecoados aqui neste município, com os partidos mais conseqüentes da época. Não somente os partidos políticos de oposição, mas, os sindicatos participaram destes movimentos que culminaram com a implantação da democracia e a queda de estruturas arcaicas e coronelistas que ainda imperavam na cidade. O povo campinense tem em sua história um retrato fiel das lutas que o país travou e continua lutando para que todos tenham os seus direitos respeitados, não somente perante a justiça da terra, sobretudo, uma moral ilibada e reta para exemplo de seus irmãos e todos aqueles que advirão.

            Pesquisando um pouco mais, pode-se ver a situação em que se encontrava, ou se encontra o setor industrial campinense, quanto à economia dos calçados, isto é, o setor calçadista foi muito importante para a economia do município, tendo em vista os curtumes que aqui localizaram. Hoje o setor industrial dos calçados é de fundamental importância para o município, sem esquecer que as primeiras fabriquetas dos bairros pobres da cidade tiveram a sua contribuição nesta formação que traz, ou trouxe muitos recursos para Campina Grande. Este é um ponto importante no conhecimento das raízes econômicas da cidade, quando ainda dava os seus primeiro passos na estruturação de sua vida social, política e econômica, dando condições a muitas pessoas ganharem suas sobrevivências no dia a dia dessa economia.

            Tem-se que a população aumentava a cada instante, pelas facilidades que a economia local oferecia, devido, justamente essas pequenas inventivas que apareciam no município, que se desenvolvia rapidamente e com muita perspectiva. E, neste transcorrer histórico, sempre foi preciso, um trabalho comunitário para todos terem a sua vez, infelizmente não se chegou a sua aplicação plena, mas, nesta coletânea está uma proposta de um trabalho coletivo e uma estruturação de uma economia comunitária. Não é o que aconteceu, ou acontece em Campina Grande, é uma situação que poderia dar certo neste município ao se verificar que o trabalho comunitário é muito bem vindo às lideranças que gostariam de ter uma atividade onde todos trabalhassem de maneira mutualista e fraternal em todos os sentidos.

            Dentro de um prisma de democracia, buscando sempre conhecer a economia, a sociedade e a política campinenses, é que, também, estudaram-se os eventos que aconteciam na cidade, tais como: eleições municipais, em cujo acontecimento sempre levantou a animação da população do município. Com estes eventos algumas classes sociais começaram a ganhar dinheiro, como é o caso do "Maior São João do Mundo", que inegavelmente teve e tem a sua participação na economia municipal, levantando, ou abrindo campo para o mercado informal. É claro que são poucos meses de trabalho, isto é, praticamente um mês, mas, ajuda a classe pobre do município a adquirir uma renda para alguns afazeres pequenos no lar e tem ajudado bastante a este bolsão de miséria da cidade, que está formado pelas favelas que cada dia aumenta em todas as cidades de porte médio no país.

            Afora estas questões, estão também alguns artigos que não dizem respeito diretamente ao município, todavia, políticas que foram travadas à nível nacional, tais como "Reforma Agrária", discussão sobre o "Semi-árido" e muitas outras são importantes para uma aplicação aqui no município. São textos que estão ligados ao município pela necessidade que têm de uma dinamização maior no setor rural, onde os seus habitantes passam por dificuldades cada vez maiores e é preciso, com urgência, uma política que direcione melhor o setor rural da cidade de Campina Grande. Como exemplo dos estudos implementados, tem a formação dos açudes, a questão da pequena produção cooperativada, ou não, à viabilização de uma economia que precisa de ajuda, pois, este trabalho tem condições de proporcionar uma linha de ação neste sentido.

            Finalmente, são trabalhos que tiveram como objetivo fundamental levar ao homem da cidade e do campo, alguns conhecimentos sobre a sua real situação como cidadão de uma cidade que cresce, ou não, mas tem que ser conhecida por seus filhos. Uma parte da história de Campina Grande está contada nestes artigos, algumas vezes levando alguma emoção nas entrelinhas e em outros momentos realismo demais para uma situação que muitas pessoas não querem conhecer abertamente. Aí está o medo da realidade de uma cidade que teve o seu momento de grandeza e em outros instantes de tristeza por sentir a sua decadência, ou a sua derrocada coisa que seus filhos não devem desconhecer em nenhum instante, pois, quem conhece Campina, deve se lembrar de seus momentos de glória e de alegria que a cidade proporcionava a todos que queriam vencer na vida quer seja profissional, ou até mesmo romanticamente.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles