ESPIRITISMO NA POLÍTICA
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

DEBATE E DISCUSSÖES

Luiz Gonzaga de Sousa

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (238 páginas, 718 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

ESPIRITISMO NA POLÍTICA

No mundo de todos os tempos, o que perdura é a conversação entre as pessoas, e entre os sistemas de governo, pois, isto é conhecido como política, que significa arte de convencer as pessoas como conduzir um grupo que se costuma dizer de dominação de um país, de um estado, ou de um município. A política está em todas as partes, em qualquer tipo de conversação, onde deve predominar a verdade, a busca do bem comum, a participação de todos no processo de decisão, e é por isto que existe a democracia, a teocracia, a ditadura militar, e algumas outras formas de governo. Um governo democrático, por princípio, ouve o povo, ou os seguimentos sociais, tentando extrair dessa observação, o que há de melhor para o seu povo, dentro da visão do crescimento e desenvolvimento de todos.

A política se desenrola, e as relações entre as pessoas ficam cada vez mais difíceis e complicadas, tendo em vista que as guerras continuam, as desigualdades sociais proliferam, e os desajustes sócio-econômicos fazem com que as disensões sociais fiquem mais fortes entre os seres humanos. A política do cotidiano está cada vez mais, trazendo complicações para a vida humana, como por exemplo: as guerras da Yugoslávia com a Tchecoslováquia, o Irã contra o Iraque, Irlanda do Norte e Inglaterra, assim como, as guerras parlamentares que existem entre países. Quantos morrem na África do Sul, na índia e na China, buscando a independência, aí paira a ignorância de uma política de boa conversa, de acordos de cavalheiros, e de uma atuação política

Quanto à atuação política ainda se pode colocar as guerras entre grupos marginais, tais como traficantes de drogas, atuação em crimes organizados, dependência das classes menos favorecidas com o alto comando dos páreas da sociedade, cujo objetivo é degradar os tendentes ao mal. Neste contexto, estão os homossexuais, as prostitutas, os assassinos de aluguel, os justiceiros, e alguns outros que usam a política para assegurar os interesses particulares em detrimento dos que demandam o caminho da verdade e da vida. Tudo isto faz parte da atuação política que não tem tomado posição correta, frente aos problemas sociais existentes, conjuntamente dentro do princípio de justiça, de seriedade, e de compromisso com a estrutura suprema que governa o planeta terra.

Todos os movimentos sociais, tais como, os sindicatos, as associações de bairro, as prefeituras municipais, as vereâncias, os governos e os deputados estaduais, o governo federal e os deputados, e os senadores, fazem parte de uma estrutura política que envolve compreensão e poder de discernir. Observa-se que todas as decisões que são tomadas estão dentro de um nível, ou grau de evolução daquela comunidade, pois, isto envolve má compreensão, corrupção, desmando, luta pelo poder, excesso de autoritarismo, e poucas outras formas de usar incompreensivelmente a política. Historicamente, exemplos e mais exemplos são mostrados de estruturas políticas que estavam no nível da humanidade; porém, precisavam muito de um entendimento da vida real para que se desenvolvessem igualitariamente.

Assim, podem se citar alguns casos de exploração e usurpação, por quanto o nível cultural dos súditos não acompanha o progresso entre todos por igual, como é o caso da Alemanha com Hitler, Itália com Mussolini, Romênia com Ceausescu, Rússia com Stálin, e os regimes militares da América do Sul. Nesta listagem pequena, tem-se apenas um resumo; todavia, escrever-se-iam centenas de páginas se se quisesse editar todos os ditadores do mundo, com as mortes praticadas, com os mais altos requintes de barbaridade e desconhecimento de um mundo de Divino, que mostra a técnica do bom viver. Aí estão formas de socialismo em nome da ignorância; contudo, é no pseudo socialismo que o Estado pratica as mais diversas formas de truculências em nome da igualdade, liberdade, e fraternidade (Revolução Burguesa).

O socialismo deveria ser, em verdade, uma forma de política onde todos teriam assegurada a igualdade, a cooperação, e a compreensão de todos os participantes de tal estrutura; no entanto, não se deve esquecer que as pessoas é que têm que se livrar de suas ignorâncias, do egoísmo, da ganância, para que tudo dê certo. No capitalismo, toma-se uma certa consciência de como vivem os seres humanos com sua índole, o seu caráter; entretanto, superadas estas fases, é que se partiria para a utilização da consciência de seus atos dentro do princípio do livre arbítrio, e do amor ao próximo. E, isto é importante que se conheça para que os passos que advirão devam ser recebidos com a vontade de que tudo caminhe de acordo com as leis da natureza de maneira simples e ajustadas.

Então, pergunta-se: Todos os momentos de truculência dos regimes de força, foram necessários? Poder-se-ia responder a esta pergunta de duas formas. Em primeiro lugar, a resposta seria sim, tendo em vista que aquele povo só enxergaria esse tipo de diálogo, para a sua auto-depuração. Por outro lado, poder-se-ia dizer que não, ao considerar que, se essa humanidade tivesse nível suficiente de consciência da vida real, e essas pessoas soubessem o sistema de seu bom viver, talvez não ocorressem essas páginas negras da história. Todos têm livre pensar, e é por este livre pensar que muitas pessoas buscam utilizar mais rapidamente a sua ignorância do bem, como uma satisfação direta da vicissitude da vida material que mais empolga a todos que aqui vivem.

Observe que o intervalo de tempo transcorrido entre JESUS CRISTO e Moisés foi muito longo. Na tentativa de melhorar a situação do povo de seu tempo Moisés foi rígido, enérgico e qual foi a sua arma de disciplina? Foi a "Lex Talioni", isto é, "olho por olho, dente por dente", que é atribuída a Hamurabi. Moisés veio aplicar a lei divina, isto era aplicação da política que visa eliminar os contrários, ou imprimir o consenso na mente dos individualistas, egocentristas, e hedonistas de todos os tempos. Contudo, o instinto do povo da época era que predominava com toda a força de sua mente, porque o que prevalecia era a luxúria, a auto-afirmação, a ganância, a inveja naqueles que nasceram na riqueza e, em especial, naqueles que tinham muito mais, era a atuação da ignorância.

Milênios e milênios depois veio JESUS acalmar os ânimos de tanta falta de conhecimento do bem, e disse que não veio derrubar as leis de Moisés, porque muitos estavam naquele nível ainda, mas, veio melhorá-las, ampliá-las para aqueles que queriam a vida real que não está no individualismo, nem tão pouco no orgulho, ou na inveja. JESUS veio pregar a paz, utilizar, em verdade, o termo política, que é compreensão, liderança, ver os irmãos tal como eles são, dentro do princípio de respeito, de concórdia, e de implementação do amor nos corações (mentes) dos embrutecidos. A política está em todos estes momentos, cujo objetivo é a orientação para o bem, é o entendimento da verdade absoluta; e, é, sobretudo, a busca de um mundo melhor em todos os sentidos.

No complexo da política está também o espiritismo que atua em todos os momentos, orientando, e mostrando o caminho que se deve seguir, tanto para o bem, como para o mal; entrementes, cabe ao ser que está sendo intuído à escolha do caminho a seguir, pois, vibrações boas chamam as coisas boas, vibrações ruins chamam coisas ruins, com mais facilidade. Está claro que o ser humano praticamente não age por si só, mas, sempre intuído por alguém do mundo espiritual, e quando a pessoa consegue se libertar das intuições, chegou à perfeição, e agora a pessoa espiritual é pessoa individualizada. Por este prisma, os políticos não ficam de fora das intuições de maldade, de corrupção, de desmando, e de abuso do poder que os políticos exercem a todos os instantes.

Daí, pergunta-se ainda: poderia ser melhor? Talvez não, porque a humanidade está num nível de evolução tal que, o que está acontecendo no dia a dia da política, reflete, obviamente, a situação de progresso onde estão os envolvidos; desde eleitores, até o alto comando da política dominante. Se você faz uma digressão da política com o espiritismo, vai ver que tudo está correlacionado e fortemente interligado, tendo em vista que do jeito que um ser humano nasce, cresce e morre; isto significa dizer, aprende as primeiras letras, aprende mais coisas, intelectualiza-se, fica gênio, do mesmo modo é o mundo físico e espiritual. Passa-se pela fase de instinto, de intermediário, e de libertação, isto é, do livre arbítrio na compreensão de tudo que cerca o ser humano que é a mesma coisa do espírito apenas em planos diferentes.

Assim sendo, não se deve deixar como está, deve-se lutar para que as coisas se modifiquem, melhorando-se, ajudando àqueles que ainda precisam de auxílio, mesmo que sejam renitentes; pois, isto acontece devido a sua ignorância do bem, e a necessidade de se ter a compreensão da vida, de seu interior, e da dinâmica da natureza. Não se deve cruzar as mãos quanto aos políticos inconseqüentes, que são quase todos, mas, ajudá-los na busca da verdade, na implementação da evolução da sociedade (humanidade), e na busca de se conseguir um mundo melhor, não unicamente em termos financeiros, porém, em todos os sentidos em que o homem precisar. Portanto, Deus está em todas as partes, em todos os lugares, pois, buscar Deus significa, ir de encontro ao amor, à integridade de todos, sentir que Deus está no interior de cada ser, cujo nome é a paz, o amor, a cooperação, a liberdade, e a pureza que todos esperam ao longo dos séculos.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet