¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato PDF (45 páginas, 1100 Kb)

Asas para voar
Estudo sobre o Crescimento e a
Crise de uma Região Europeia

Paulo Reis Mourão
 

6. A actualidade de outros indicadores

Avançando, agora, para uma contemplação mais generalizada (que não se centre, unicamente, na população como um todo), verificamos que em TMAD duas correntes demográficas continuam a evidenciar comportamentos regressivos: o Saldo Migratório, durante a década de 1981-1991, revelou uma perda de 79 mil habitantes (correspondendo a uma taxa de repulsão de –13,4%, enquanto este indicador na Região Norte era então de –4,8% e no Continente de –3,1%) e o Saldo Fisiológico também diminuiu acentuadamente 13. Em contraste, a Re gião Norte e o País tendem a apresentar, nos mesmos indicadores, valores mais favoráveis.

Regista-se ainda, no período observado, uma estabilização da Taxa de Mortalidade que, no entanto, não conseguiu compensar a redução da Taxa de Natalidade. Para lá destas evidências, as últimas duas décadas acentuaram um notável envelhecimento da população e uma diminuição do grau de dependência pelos jovens (segundo as projecções do DIAGNÓSTICO em citação, em 30 anos, a faixa etária da população com menos de 15 anos, vai ver o seu peso reduzido face ao global populacional dos 28% para os 17%, sendo acompanhada pela diminuição da proporção dos jovens adultos – de 18% para 10%).

A Taxa de Nupcialidade vem revelando sinais preocupantes, na medida em que este indicador, para TMAD, é aproximadamente 85% do conjunto da NUT II Norte que ostenta 7,6.  


13 “Plano Nacional de Desenvolvimento Económico-Social (2000-2006) – Diagnóstico Prospectivo e Orientações Estratégicas para Trás -os-Montes e Alto Douro” versão provisória; CCRN; 1999


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net