¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato PDF (45 páginas, 1100 Kb)

Asas para voar
Estudo sobre o Crescimento e a
Crise de uma Região Europeia

Paulo Reis Mourão
 

3. Indicadores Demográficos Regionais

A densidade populacional


Directamente relacionada com a redução da população, temos a redução dos valores ligados à densidade populacional(4) em Trás-os-Montes e Alto Douro, que nos revela, nitidamente, o fenómeno difundido da desertificação do Interior Norte.


O QUADRO 6 vem demonstrar que, numa área que, no seu conjunto, é considerável (como já acusado, 60% do Norte de Portugal), o Alto Trás -os-Montes e o Douro nunca ultrapassaram os 80 habitantes por quilómetro quadrado (hab/km2). Ambas as NUT atingiram o pico de ocupação na década de 1950-1960, com 44 hab/km2 para o Alto Trás-os-Montes, e com 79 hab/km2 para o Douro. Enfrentam hoje em dia, como se depreende, nos seus conjuntos, os valores mínimos de densidade populacional (apesar de, como demonstrado posteriormente, no histórico de alguns concelhos, em particular, esta conclusão não servir) – 54 hab/km2 para o Douro e 27 hab/km2 para o Alto Trás-os-Montes.


Em comparação, a densidade da NUT II Norte segue uma tendência crescente, quase secular, com um crescimento considerável na última década (que, de 163 hab/km2 passou para 173 hab/km2), tendência acompanhada no conjunto nacional que, em 1940, detinha uma densidade de 81 hab/km2 e, em 2001, ostenta o valor de 116 hab/km2.
QUADRO 6


O mesmo QUADRO 6 parece, ao acusar o afastamento que se processa, em especial desde 1960, das linhas relativas ao Interior Norte e ao Norte e a Portugal Continental, o chamado fenómeno da litoralização crescente da população nacional que, nos últimos 20 anos, tem preferido a orla atlântica para a fixação residencial.


3 Como se poderá confirmar em Anexos, os valores provisórios indicados pelo INE para as NUT III Alto Trás-os-Montes e Douro, no ano de 2001, são, respectivamente, 223037 e 221568 residentes.

4 A densidade populacional, medida difundida que relaciona a área com o quantitativo de residentes, tem sido largamente debatida. Actualmente, apesar de ainda utilizada para apreciações generalizadas, possibilita novas abordagens, como demonstrado em Anexo.  


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net