¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato PDF (45 páginas, 1100 Kb)

Asas para voar
Estudo sobre o Crescimento e a
Crise de uma Região Europeia

Paulo Reis Mourão
 

1. Introdução

O estudo da população é uma tarefa sempre premente e, ao mesmo tempo, polémica. Desde épocas remotas, os homens organizados de modo civilizacional procuraram conhecer o número de indivíduos pertencentes ao seu grupo, à sua região, ao seu Estado. Para lá do quantitativo, foi sempre necessário o conhecimento de outros factores que afectam os movimentos naturais das pessoas e dos grupos, bem como determinantes de movimentos migratórios, de oscilações populacionais, de alterações comportamenta is dos grupos e das sociedades.

Trás-os-Montes e Alto Douro é hoje uma região com um cenário demográfico que apresenta realidades sérias. Vai ser este cenário, vão ser estas realidades, o objecto do presente relatório.

Conhecermos melhor a região que habitamos em termos de população é compreendermos com abrangência especial, no tempo e no espaço, nos grupos humanos e nos concelhos compreendidos, boa parte da realidade dos nossos dias que, por exemplo, em termos absolutos de população residente, no conjunto transmontano e alto-duriense, se aproxima do cenário ostentado no ano de 1900.

Começaremos por abordar, neste estudo, o cenário do país na última metade do século XX, avançando para a realidade populacional do conjunto de Trás-os-Montes e Alto Douro (por oportunidade de disponibilidade dos dados obtidos, optámos por centrar a atenção nos concelhos das NUTE III Alto Trás-os-Montes e Douro), abordando, posteriormente, e com o auxílio de mapas temáticos a realidade regional por reconhecimento concelhio.

Foram ainda anexados os dados tratados relativos à região, um léxico demográfico, e um suplemento técnico de clarificação de alguns dos aspectos teóricos abordados.

Sem outras delongas, apresentamos o produto do nosso estudo.  


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net