¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO IX

 

 

O BEM-ESTAR ECONÔMICO-SOCIAL

 

 

         A economia do bem-estar econômico e social é um complexo da teoria do crescimento econômico de forma geral, entretanto, a economia industrial tem a sua cota de participação quando oferece uma gama bastante grande de produtos que são produzidos pela maioria dos trabalhadores do país. Enquanto a economia industrial, leva em consideração o crescimento para expandir a sua pauta de oferta de mercadoria, a economia do bem-estar diz respeito ao desenvolvimento que a economia obtém para o usufruto de todos que labutam a sua cota participação na dinâmica produtiva. O usufruto que a sociedade nacional recebe vem em forma de educação, de saúde, de habitação, de laser como complemento ao que o crescimento industrial tem efetivado, em termos de emprego, de produção, de salário, de tecnologia e muitas outras formas de melhora geral.

         Com o crescimento industrial a economia ganha pela produção diversificada e melhor competição dentro do mercado industrial que faz decrescer os preços e a sociedade adquirir os bens necessários acessíveis a todas as classes sociais desde os de classe inferior, aos mais privilegiados do sistema. Daí se pergunta, o que é que tem a ver a problemática do bem-estar com a política industrial? Ora, a economia do bem-estar trata da igualdade de todos, dentro de sua classe social, assim como a distribuição da produção, emprego e renda entre todos de acordo com suas condições técnicas e mentais, pois sem esses elementos, não há condições de todos serem iguais. Igualdade que se fala aqui não diz respeito a uma igualdade absoluta entre todos, mas igualdade relativa, como foi colocado um pouquinho atrás, como reflexo de sua produtividade marginal.

         Dentro desta premissa, é que se busca mostrar a importância da economia do bem-estar dentro do prisma de uma política industrial que necessita ser organizada com vistas a que os componentes econômicos cresçam igualmente, ou pelo menos próximo um do outro, com a tendência a uma Identidade. Sem um estudo sério sobre o bem-estar da sociedade, a política industrial não poderá caminhar bem, porém, está fadada a contra-tempos que conduzam a economia global a problemas cada vez maiores, frente a uma realidade que necessita de ajustamento o mais rápido possível. Este é um objetivo fundamental de uma política de industrialização que busque sair da periferia mundial e parta para uma economia vanguardista de séculos futuros, tais como aqueles que estão á frente em todos os sentidos na economia mundial de alto desenvolvimento tecnológico e da sociedade.                                                                                                                                                                                                                                                                                  

            O desenvolvimento econômico decorre de todos os fatos que acontecem na economia industrial doméstica e internacional, todavia, a participação de uma política industrial deve coordenar todos os elementos envolvidos neste processo de tal forma que este desenvolvimento aconteça de maneira ordenada e igualmente distribuída. Assim sendo, explica BRAND[1] (1964; p. 18) que

esta nova orientação não significa ainda que o objetivo primário, a animar a produção a animar a produção privada, seja o de proporcionar maior volume de bens e serviços para a maioria da população.

Desta feita, a organização da economia de uma maneira correta, com reajustes constantes, não impondo normas aos concorrentes, mas acompanhando a trajetória do crescimento industrial, que, por si só, consegue o desenvolvimento que a nação tanto necessita, que é o progresso conjunto de todos da nação.


 


 

[1] BRAND, Willem. Desenvolvimento e Padrão de Vida. São Paulo, FUNDO DE CULTURA, 1964.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net