¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO IX

 

 

A BUSCA DO CRESCIMENTO

 

 

         Ao longo desse trabalho foi estudada a questão do crescimento industrial, onde foi levantado que para uma economia industrial se expandir é preciso que se conheçam as variáveis quantitativas e qualitativas do processo industrial para que se possa estimular o crescimento que a indústria deve perseguir. Depois de conhecidas historicamente estas variáveis, têm-se condições de estruturar uma política industrial que utilize bem as matérias-primas advindas da agricultura, pois depois de transformadas, poder fazer a sua devida distribuição no mercado. Não tem sentido uma investigação sobre o crescimento industrial, isoladamente como tal, mas deve-se considerar no contexto de uma economia global, onde todas as partes estão interligadas entre si, precisando de uma estruturação por igual entre todas as partes participantes.

         Como se viu, o crescimento industrial está em função da renda nacional, da taxa de juros, do nível geral de preços, da capacidade utilizada na economia, da vontade de crescer do empresário, da aversão ou não ao risco envolvido, da habilidade empresarial de criar ou inovar e de muitas outras variáveis fundamentais no contexto econômico. Investigando detalhadamente estas variáveis, pode-se determinar as condições em que se encontra a economia industrial e pode direcionar essa situação a um crescimento equilibrado ou garantido dentro do nível de competição que se está trabalhando. Com isto, sabe-se que a economia industrial deve crescer, entretanto, esse crescimento deve ser a tal ponto que não comprometa os tamanhos já existentes, tais como os micros, pequenos, médios e grandes industriais já formados na economia industrial.

         O crescimento passa também pela questão da regionalização do desenvolvimento industrial, bem com das políticas adotadas pelos governos regionais quanto ás condições de cada situação estabelecida, tais como no Nordeste, o Norte, o Sul, o Sudeste Centro Oeste do país, que se apresentam de forma diferente. Cada região desta tem uma situação diferenciada pela sua disponibilidade de recursos naturais, de mão-de-obra técnica, de subsídio-incentivo, de tecnologia e de muitas outras variáveis próprias que devem ser levadas em consideração. Sem dúvida que a situação do Centro-Sul é bem melhor do que a situação do Nordeste e demais regiões para implantação de uma indústria, mas, o crescimento industrial deve ser direcionado com vistas a obedecer as condições de cada localidade para que seja eficaz na nação como um todo.

            Depois de estruturada a economia industrial, deve surgir conseqüentemente o crescimento econômico, cuja política industrial apenas organiza a estrutura de transformação, com vistas ao seu crescimento econômico e da economia como um todo, tendo como conseqüência o progresso do global. O crescimento econômico advindo da organização industrial provém do crescimento populacional, da implementação tecnológica, da diversificação da produção e do sucesso empresarial que proporciona ao empresário um prêmio pelo bom êxito de sua atuação no mercado. Neste sentido, deve-se ter um crescimento que seja garantido e acompanhando por um crescimento natural, para que as condições de insumos e matérias-primas locais não sejam sufocadas por um progresso inconseqüente e desajustador das leis naturais do sistema da terra.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net