¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO IX

 

 

A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

 

 

         Um dos pontos importantes na estruturação de política industrial é quanto à produção gerada, isto significa dizer que existe uma produção nacional no campo da indústria que deve ser organizada de maneira democrática, onde todos participam com sua cota de participação, sem cartelização. Sabe-se que num sistema oligopolizado, a produção advém de micro, pequena, média e grande indústria, com algumas produzindo muito, dada a sua condição tecnologicamente avançada e outras manufaturando pouco, devido a sua situação de micro ou pequena indústria. Numa política industrial deve haver uma organização empresarial cujo produto gerado deve acontecer de maneira natural, sem a participação demolidora de dominação, sem a usurpação dos oligopólios e sem a guerra pela sobrevivência mortífera de uns pelos outros.

         Com relação á produção industrial, numa estrutura nacional de demissões muito grandes, onde prevalecem regiões pobres, regiões ricas e regiões bastante misturada, é necessário uma política industrial que beneficie a nação, indiferentemente das condições naturais de produtividade. Assim sendo, as autoridades econômicas devem deliberar políticas de incentivos e/ou subsídios para dirimir o diferencial industrial de regiões pobres e ricas, tentando direcionar a economia nacional dentro de uma estrutura harmônica que beneficie a todos. Esses incentivos dizem respeito ao sistema creditício para uma melhoria na mão-de-obra, na tecnologia utilizada, na estrutura de competição e na ajuda ao crescimento que as industrias perseguem para sobreviverem inicialmente e depois, tornarem potentosas.

         Entrementes, para se compreender melhor a questão da produção nacional numa política industrial, é preciso que se busquem os dados para verificar onde se cresce mais, ou avança menos, pois somente diante dos dados quer em série temporal, ou cross-sections, é que se terão condições de se implantar uma política. Os estudos devem ser detalhados quanto á composição industrial e seus pesos relativos na busca de se compreender onde estão as falhas que levam ao desajuste que a economia industrial necessita para correção. Desta feita, o primeiro ponto numa economia industrial quanto a uma política de industrialização, é quanto ao que produzir, como produzir e aonde produzir, para que a política a ser implementada possa ter a sua eficácia na hora de condução do processo execução da produção.

            Diante de uma economia industrial oligopolizada, bem pior ainda se ela for oligopólio concentrado, é quanto ao como enfrentar o sistema de monopolização camuflada e como atacar as classes sociais que estão insatisfeitas com a ditadura dos cartéis que trabalham no sentido de  explorar os consumidores em todos os sentidos. Neste sistema a habilidade empresarial é de fundamental importância para tentar sobreviver num mercado que deve atender ás diversas classes sociais que a economia está envolvida, isto é, as pessoas de baixo poder aquisitivo e as de alto. Numa economia industrial a distribuição da produção no seio de toda sociedade é muito importante, devido as suas exigências diante de um controle de qualidade muito acirrado que existe na modernidade, bem como o processo de terceirização muito comum hoje em dia.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net