¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO IX

 

 

PROPOSTA DE POLÍTICA INDUSTRIAL

 

 

         Com relação a este ponto, pretende-se objetivamente explicar como se desenvolve uma política industrial, pois ela envolve todas as variáveis econômicas quanto a questão da indústria nacional, quer seja de beneficiamento, ou de transformação de produtos em novos produtos que satisfaça a uma comunidade carente ou não. Portanto, necessitando de uma reestruturação, de uma política que vise melhor direcionamento da estrutura industrial, isto significa dizer, buscar melhor eficiência e ter uma alocação dos fatores que contemple uma dinâmica sustentável. Pois, sabe-se que os embriões industriais existem e estão funcionando, talvez com algumas precariedades que devem ser supridas com uma política que dê um direcionamento melhor á indústria que já está em efetiva atividade.

           Como já conhecido, é bastante comum que a indústria de qualquer país, esteja decomposta em micros, pequenas, médias e grandes indústrias, cuja mão-de-obra e capital devem ser distribuídos eficientemente e de acordo com cada tamanho, assim como as suas propensões de produção quer seja tradicional ou dinâmica. É notório também que a indústria tem seus gêneros de atividades que por sua vez são divididos em ramos de forma mais ou menos homogêneos, para poder verificar o aspecto da concentração ou diversificação que a indústria está envolvida. Neste sentido, busca-se propor uma política de industrialização que beneficie a todos os participantes da economia de transformação dentro de seu contexto da sobrevivência quer em termos de tamanho, localização, de ajuda governamental e de competição comercial.

         Todavia, sabe-se que uma política de industrialização envolve todos os elementos participativos de uma economia industrial, isto é, preços, quantidades vendidas, mão-de-obra, capital, localização, competição, concentração, importações, sindicalismo, tecnologia, formação escolar e alguns outros fatores participativos. Com essas variáveis, vai-se tentar delinear uma política industrial de maneira teórica para uma economia imaginária que precisa reestruturar-se e adaptar-se no seu caminho de expansão com crescimento equilibrado e desenvolvimento assegurado. Com isto vai-se estudar os seguintes pontos fundamentais: a) a questão da produção; b) o problema da mão-de-obra e do capital; c) a formulação tecnológica industrial; d) a questão da concorrência; e) o problema creditício e financiamento da produção e f) a questão da localização industrial no país.

            Por isso, subsídio a uma política industrial tem como objetivo fundamental listar todas as variáveis que participam de uma investigação que vise estudar a saúde da empresa ou de uma industrial como um todo, ao se notar alguns problemas na dinamização do órgão que está sendo tratado, para conseguir eficiência. Como é público, as empresas têm processos diferentes, conseqüentemente problemas distintos, para serem trabalhados em busca de um bom desenvolvimento empresarial, cujo objetivo maior é o equilíbrio entre o que está sendo produzido e o que está sendo vendido. Assim sendo, pretende-se, diante de um problema empresarial ou industrial, selecionar as variáveis mais importantes, com o uso da análise discriminante ou step wise, detectar os problemas que a empresa ou indústria passa e propor soluções para uma saída ajustada.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net