¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VIII

 

 

LUCRATIVIDADE X INVESTIMENTO

 

 

            De igual modo, na avaliação do processo de desempenho industrial, verifica-se que a lucratividade está em função de diversas condicionantes e uma de bastante importância é o nível de investimento que a economia trabalha, pois investir significa incrementar a renda nacional e isto diz respeito à maior lucratividade que a empresa tenha na sua dinâmica de compra e venda. Um estabelecimento industrial com baixa lucratividade não apresenta condições de acumular recursos que possam ser investidos, ao aumentar a sua produção e melhorando assim o nível de sua participação na economia industrial, pois somente a lucratividade é quem vai proporcionar suporte ao investimento produtivo. Esta é mais uma meta do economista quanto à questão do desempenho da empresa, considerando que um fraco resultado na condução da indústria significa ineficiência, que culmina com deseconomias de escala, por conseqüência, fraca possibilidade de crescimento, desembocando nas famosas crises dos pequenos empresários.

            Uma empresa só investe quando, no seu processo de acumulação, adquire condições de aplicar recursos, pois isto vai depender da lucratividade da empresa, isto é, dos ganhos que se podem conseguir dentro da atividade econômica, de acordo com o desenrolar de toda sua atividade, em termos de eficiência do capital e do processo de administração que é aplicado na empresa. Com isto, tem-se que o nível de investimento de uma empresa decorre do grau de lucratividade econômica dos bens e serviços industriais, sem nenhuma fuga para outros tipos de aplicação econômica, pois a mudança de atividade entre os pequenos e muito grande, justamente por conta da lucratividade não acompanhar a dinâmica de crescimento e desenvolvimento que a empresa necessita. Como se objetiva verificar a relação da lucratividade frente ao investimento produtivo, é interessante que se faça uma investigação da ligação que existe entre essas duas variáveis para compreender se elas caminham direta ou inversamente proporcional na relação dentro da empresas, que precisa entender até que ponto uma tem efeito sobre a outra e se isto é benéfico ou não.

            Não se pode falar de uma análise de desempenho industrial ou de uma empresa sem procurar relacionar a lucratividade com os investimentos na produção, necessários para o desenvolvimento empresarial, tendo em vista que a implantação de um empreendimento deve acompanhar sempre a possibilidade de um crescimento e que isto permaneça por um longo período de tempo, como indicam as técnicas da administração. Neste sentido, a lucratividade empresarial deverá garantir uma taxa de crescimento no investimento direto, o qual seja necessário ao progresso da atividade que se está trabalhando, assim sendo, visualmente, pode-se verificar que ela está fortemente correlacionada com a possibilidade do incremento de capital fixo no estabelecimento. Esta explicação indica a importância da lucratividade frente aos investimentos e que falta somente uma prova mais contundente para que se tenha certeza plena de que a análise teórica se colida com os dados reais para indicarem essa tendência na direção positiva destes dois parâmetros, que explicam o desempenho industrial.

            Inegavelmente, o investimento é a mola propulsora de uma economia e dentro do setor industrial, ele se apresenta com uma necessidade muito forte, por ser a parte mais vulnerável na dinâmica econômica, visto que, geralmente não se considera a sazonalidade, a não ser quanto a uma estruturação de demanda e seu potencial de atendimento pela produção gerada pelo processo da transformação industrial. Pois, sem a lucratividade, que são os lucros totais frente às receitas totais que os empresários se defrontam, fica difícil de se conseguirem ampliar os negócios e, como decorrência, os investimentos, que é quem faz funcionar a máquina industrial para atender ao mercado insatisfeito e a exigência por qualidade. Assim sendo, os investimentos estão em função direta com a lucratividade, pois caso contrário, tem-se que a economia manufatureira está em maus lençóis, precisando de algum tratamento para continuar oferecendo á comunidade um bom atendimento ás suas exigências mercadológicas de novos produtos, sobretudo, a baixos custos.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net