¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO V

 

 

DETERMINANTES DO AVANÇO TECNOLÓGICO

 

 

         Ao serem conhecidos os fatores que estão ligados mais proximamente ao progresso tecnológico, existem outros que também afetam as mudanças que as técnicas exigem e é neste sentido que se pergunta: quais os fatores determinantes do progresso tecnológico na indústria? Como se podem suprir essas barreiras que as empresas enfrentam, a começar com as pequenas e depois com as médias indústrias e parte das grandes? Por que ás grandes indústrias tudo lhes favorece? Será que somente as grandes corporações têm acesso a esse progresso tecnológico? Ou as médias e pequenas também possuem as mesmas condições de conseguir a sua dinamização e desenvolvimento? São estes pontos que serão abordados nesse item, e que precisam ser estudados para se detectarem os determinantes do progresso tecnológico em todos os níveis da economia industrial.

         Os determinantes do progresso tecnológico, os mais comuns são: em primeiro lugar, a quantidade de recursos que uma indústria tem disponível para os seus investimentos em tecnologia; em segundo, o trabalho dos inventores independentes que geralmente aparecem; e, em terceiro, a participação governamental no aperfeiçoamento tecnológico da indústria que precisa crescer. Quanto ao primeiro, observe que aparece a dicotomia entre pequenas, médias, e, grandes empresas, visto que a quantidade de recursos por si só delimita a participação industrial. Com relação ao setor privado, os investimentos em novas tecnologias só acontecem devido a sua lucratividade demonstrar um alto índice de certeza sobre tais aplicações que envolvem altos custos. E quanto ao governo, a sua participação se dá mais, devido ás áreas de segurança e prioritárias da economia, como: saúde, defesa e outras necessidades sociais, sem negligenciar os incentivos feitos direta ou indiretamente no desenvolvimento tecnológico que tenham retornos de longo prazo.

         Outros determinantes do uso de tecnologia que podem ser listados são as externalidades de produção envolvidas, por exemplo: uma empresa X faz investimentos em aperfeiçoamento e/ou máquinas novas, ou até mesmo cria novos produtos a custo menores, isto facilita a produtividade de uma outra empresa Y, trazendo-lhe ganhos que não são desembolsados monetariamente. A estrutura de demanda também é um determinante importante, visto que demanda alta, melhora os retornos sobre a tecnologia e possibilita aumento de preços sem interferir no processo competitivo. Pois, o mesmo acontece com a estrutura da oferta, que cria condições de novos produtos; e, mais baratos, para melhorarem as condições de concorrência e terem-se ganhos sobre a demanda excessiva. Também, deve-se, levar em consideração a estrutura mercadológica de um sistema imperfeito, que tem a tecnologia como objetivo de acumulação e concentração em detrimento de uma sociedade como um todo, porém assegurando o pode de monopólio de alguns industriais.

            Os fatores levantados acima são de primordial importância ao considerar que explicam como acontece o progresso tecnológico; em que direção ele caminha; e, seus efeitos frente aos pequenos, médias e grandes industriais, como se fosse um direcionamento ao processo de competição empresarial com vistas á sobrevivência de cada. Sem dúvida, todos aqueles que estão envolvidos na dinâmica empresarial, devem sempre estar de olhos abertos para o progresso tecnológico da economia industrial moderna e isto tanto ao nível de marcas e patentes quanto ao processo criativo de seus empregados. A economia industrial moderna convive hoje em dia com uma criatividade muito forte, necessitando de que todos acompanhem pari passu tudo que acontece com o progresso tecnológico de toda parte do mundo para que possa sobreviver e estar na vanguarda da evolução dos tempos.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net